CONAMA REGULARIZA USO DE APPs E ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DE RONDÔNIA

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ) – Brasil
Fevereiro de 2006

22/02/2006 – A regulamentação do uso das áreas de preservação permanente (APPs) e a votação do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) de Rondônia foram decisões tomadas durante os dois dias de reunião do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), ontem e hoje (22).

Ontem, o conselho definiu, nas APPs, situações excepcionais, de utilidade pública, interesse social ou de baixo impacto para a retirada de vegetação em margens de rios, nascentes, veredas, topos de morros, áreas indígenas, manguezais e outras. O diretor do Conama, Nilo Diniz, explicou que a regulamentação do uso dessas áreas vai deixar a legislação para casos de intervenção em preservação permanente mais clara: "Há projetos de lei no Brasil que descaracterizam essas áreas de preservação e outros dispositivos do código ambiental de 1965".

Outra situação regularizada, segundo Diniz, foi o caso de permanência nas APPS com atividades de baixo impacto. Como exemplo citou um pequeno atracadouro para barcos na beira de rios, de igarapés, lagos; ou ainda as atividades de mineração classificadas como de utilidade pública, desde que a extração não seja perto de nascentes em áreas mais sensíveis. "Estabelece-se claramente quais são os casos excepcionais, que já estão na medida provisória 2 166". Segundo ele, "mais da metade das áreas de preservação permanente se encontram em estado de degradação avançada".

Hoje, o Conama votou o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) de Rondônia, que prevê a redução da reserva legal de 80% para até 50% na Zona Um do ZEE do estado, exclusivamente para fins de recuperação e recomposição. "A lei, além de incentivar os proprietários a recomporem a área, vai legalizar suas propriedades, que poderão ter o crédito e o financiamento da produção agrícola de volta. Isso trará aumento de produção do estado", afirmou.

Diniz informou também que "se os agricultores se comprometam a recompor a reserva legal toda em até 30 anos, o controle de desmatamento no estado vai melhorar bastante, pois o estrago já chega a 30% da mata".

O engenheiro florestal Luiz Carlos Maretto, da organização não-governamental (ONG) Kanindé, de Rondônia, ressaltou a importância do reflorestamento da região: "É nessa área que se encontram zonas férteis, terras boas, parte da agropecuária e indústrias, essenciais no desenvolvimento da região". Ele acrescentou que espera "que ocorra a recomposição da zona legal com espécies nativas, e que o governo federal e o estado se empenhem em fiscalizar os 20% de desmatamento permitido a partir de agora".

Outra decisão tomada na 46ª Reunião Extraordinária do Conama foi a aprovação da resolução 288/01, que regulamenta uma licença ambiental para assentamentos da reforma agrária. O Conselho pretende analisar formas de regularizar esses assentamentos com respeito às leis do meio ambiente. Para isso, decidiu hoje criar um grupo de trabalho a fim de discutir o tema, segundo informou o Ministério do Meio Ambiente.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Milena Assisi

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.