ESTRADA DA SERRA DA MACACA É LOCAL DE CAMINHADA, CAVALGADAS E ROMARIAS

Panorama Ambiental
São Miguel Arcanjo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2006

A Mata Atlântica praticamente intocada nos arredores e os cenários oferecidos pelo local tornam a estrada da Serra da Macaca um dos principais atrativos do Parque Estadual “Carlos Botelho”. Criada em 1940, compreende trecho em terra de 33 quilômetros da SP-139, rodovia que liga São Miguel Arcanjo a Registro, no Vale do Ribeira. Para percorrê-la, é necessário vencer 300 curvas e oito pontes datadas de 1939 e 1940.
Caminhadas, passeios de bicicleta e cavalgadas são atividades comuns na área. Tradicionalmente, a estrada serve também de rota para os devotos de São Bom Jesus de Iguape, que fazem percurso de 180 quilômetros. O músico Dudu Terra foi um dos que perceberam nesse segmento um trabalho a ser explorado. Por meio da Andakunfé Turismo e Aventura, ele e alguns companheiros montaram estrutura em que o romeiro sai de São Miguel Arcanjo com carro de apoio, paradas determinadas e outras comunidades. A caminhada ocorre na Semana Santa, mas a meta é estendê-la para outras duas datas. “Achamos que, fazendo mais vezes ao ano, isso vai estimular outras caminhadas e trilhas, principalmente com a instalação da estrada parque”, afirma Terra.

Lamarca – Além dessas atividades, do próprio contato com a natureza e da possibilidade de avistar animais, a via que corta o parque pontos de interesse ao visitante. A Cachoeira Água da Vaca inclui-se entre os atrativos cênicos. Na bica Pedro Tanaka, a curiosidade fica por conta de um episódio histórico. Ali, o guerreiro e ex-capitão Carlos Lamarca se refugiou e foi perseguido durante a ditadura militar. Teria interceptado nesse lugar um caminhão do Exército (onde estaria o soldado Pedro Tanaka), fugindo para São Paulo com as roupas do militar. Outros pontos são o Rancho do DER, área de descanso com quiosque e mirantes.

Benfeitorias – Para melhorar as condições da via, o governo estadual liberou recursos destinados a recuperar as encostas e conter erosões. A partir do ano que vem começa a construção de dois mirantes, dois quiosques e outras instalações. As benfeitorias fazem parte do Projeto Ecoturismo na Mata Atlântica, que prevê, ainda, a revitalização de edificações e equipamentos no Núcleo Sete Barras e a construção no local de centro de recepção, estacionamento, banheiros e outras dependências. O programa compreende levantamento de atrativos do parque, plano de monitoramento dos impactos da visitação e demais estudos.
Duas bases de vigilância, inauguradas recentemente, situam-se estrategicamente na sede (Km 78 da SP-139) e no Núcleo Sete Barras (Km 45). As instalações, construídas por meio de parceria com o banco alemão KFW, como parte do Programa de Preservação da Mata Atlântica (PPMA), integram o projeto de fiscalização do parque. São equipamentos que auxiliam na tarefa de inibir a ação de coletores ilegais de palmitos e de caçadores. As bases dispõem de quartos, banheiros e outras dependências e abrigam os 13 vigias do parque e os membros dos três pelotões da Polícia Ambiental (de Sorocaba, Itapetininga e Registro) em suas operações na região. Ainda como parte do projeto de fiscalização, o Instituto Florestal vai instalar, em breve, sistema de radiocomunicação nos dois portais da unidade de conservação.

Trabalho integrado com as populações vizinhas

A integração com as prefeituras e populações vizinhas é uma das principais atividades realizadas pelo Parque Estadual "Carlos Botelho". Por iniciativa da unidade foi criado, por exemplo, o Conselho Municipal de Turismo de São Miguel Arcanjo, que mostrou como poderiam surgir empregos com base na atividade turística. Outro órgão instituído foi o conselho de Defesa do Meio Ambiente que, com o Departamento de Ensino da Prefeitura de São Miguel, introduziu a disciplina Educação Ambiental nas escolas locais.
Com base nesse princípio de interação nasceram projetos como o Floratlântica. “A idéia era montar um viveiro de plantas nativas no parque com voluntários do entorno – basicamente adolescente – mas a iniciativa acabou tendo desdobramentos”, relata o biólogo Célio Paulo Ferreira, coordenador do Projeto. Isso desencadeou a formação de monitores ambientais, por meio de capacitação continuada. Além de conteúdo direcionado para essa atividade, os participantes assistem a palestras e têm aulas.
O projeto, com parceria da organização não-governamental Caapuã e apoio da empresa Marquesa S.A., engloba a produção de camiseta e artesanatos. São 12 monitores (remunerados) e cerca de 30 voluntários. Orientação vocacional e encaminhamento social são alguns dos objetivos das atividades.
Outros trabalhos de integração com a região são a produção de mudas de palmitos com a Associação do Desenvolvimento do Bairro do Rio Preto, em Sete Barras, e o Projeto Terceira Idade. O primeiro tem por objetivo a geração de renda. O outro, coordenado pela funcionária da unidade Elsa Fogaça Gomes, consiste em trazer o público idoso para conhecer o parque.

 
 

Fonte: Parque Estadual Carlos Botelho
Assessoria de imprensa
Jornal Diário Oficial do Estado de São Paulo
Paulo Henrique Andrade
Da Agência Imprensa Oficial

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.