HISTÓRIA DE 17 ANOS DO IBAMA SE REFLETE NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2006

(22/02/06) - Assegurar a transversalidade das ações, levando a questão ambiental para dentro de todos os segmentos governamentais e sociais. Este tem sido o grande desafio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que hoje (22/02) completa seus 17 anos de existência.

Para o presidente substituto do Ibama, Valmir Ortega, traçar um balanço das ações do instituto na defesa da agenda ambiental do país é difícil, tamanha a capilaridade do órgão e de suas ações ao longo desses anos. Fruto da fusão de quatro órgãos (SEMA, IBDF, Sudepe e Sudhevea), o Ibama nasceu da necessidade, em 1989, de se criar um órgão que integrasse as diversas agendas ambientais e vem se consolidando a cada dia como órgão que executa as políticas ambientais do país e defende o meio ambiente.

Crise ambiental e nova visão sobre recursos naturais

Até início da década de 70 tinha-se a visão de que a natureza suportava as pressões da ocupação humana e que, portanto, os recursos naturais eram infindáveis. A partir de 1970, com o avanço da industrialização no planeta e com os problemas ambientais decorrentes da urbanização acelerada, como a contaminação de rios e solo, começou-se a perceber o crescimento de uma crise ambiental.

O momento que ilustra a preocupação mundial com essa crise foi a realização, em 1972, da Conferência do Meio Ambiente das Nações Unidas, que divulgou ao mundo um relatório sobre o limite dos recursos naturais do planeta. A partir disso avançou rapidamente uma consciência de que os recursos são finitos e de que, portanto, não suportam qualquer tipo de pressão. E a sociedade percebeu que deveria se organizar para proteger esses recursos.

Nesse processo foi que o Ibama se consolidou, ao longo dos seus 17 anos, como órgão executor da política ambiental do país, buscando estabelecer parceiras e interfaces com entes estaduais, municipais, com ONGs e toda a sociedade civil. “O Ibama tem estabelecido cada vez mais parcerias que visem implementar efetivamente uma gestão compartilhada dos recursos florestais. Temos promovido a fiscalização de forma cada vez mais integrada, reunindo parceiros como as polícias ambientais, federal, rodoviária e estadual, cumprindo o foco da política ambiental do país, que tem sido da integração entre União, estados e municípios”, destaca o presidente, Valmir Ortega.

Desafio: defender um país de grandes dimensões

Segundo o presidente do Ibama, o Brasil é um país continental, o que gera um grande desafio para a autarquia nas suas ações de fiscalização, controle e ordenamento da política de gestão ambiental do país. Uma das ações chave do Ibama, nos últimos três anos, e que tem sido um grande desafio é o combate ao desmatamento no país. “Temos hoje na Amazônia um conjunto de atividades ilegais, vinculadas ao desmatamento irregular, à posse e grilagem de terras e todo um quadro de violência. Os números têm demonstrado que a fiscalização no caso da Amazônia é fundamental, pois já conseguimos reduzir de 2004 para 2005, em 31% o índice de desmatamento da Amazônia”, destacou Ortega.

Para o presidente substituto esse dado significa que alguns milhares de hectares de floresta deixaram de ser destruídas, graças a um trabalho de fiscalização intenso, e uma capacidade de operação integrada com o exército, a polícia federal, as polícias ambientais no âmbito dos estados, com apoio do Incra e de outros órgãos federais.

O Ibama tem atuado na região traçando ações que visam à regularização fundiária e o ordenamento territorial mais efetivo na região, o que, no médio prazo, promoverá a redução da violência no campo, assim como a redução da grilagem de terras e todo o processo de ilegalidade que hoje se presencia na região. “O maior desafio que nós do Ibama temos com relação à agenda ambiental do país, como a própria Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, costuma ressaltar, é justamente assegurar a transversalidade das nossas ações, pois o desafio da questão ambiental não deve ser algo apenas do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama, mas de todos os ministérios. E historicamente estamos construindo essa integração”, afirmou Ortega.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Sandra Tavares)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.