PARQUE ESTADUAL “CARLOS BOTELHO” TEM ALTO NÍVEL DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
São Miguel Arcanjo (SP) – Brasil
Fevereiro de 2006

Rico em biodiversidade, local abriga remanescentes de Mata Atlântica mais bem conservada do país.

Há no Brasil poucos espécimes de mono-carvoeiros ou muriquis, os maiores primatas das Américas. A população mais numerosa - avaliada em cerca de 600 indivíduos – concentra-se em uma área de floresta nativa no sudeste paulista. Esse local, rico em biodiversidade, e que abriga os remanescentes de Mata Atlântica mais bem preservados do território nacional, é o Parque Estadual "Carlos Botelho", vinculado ao Instituto Florestal, da Secretaria do Meio Ambiente. Verdadeiro oásis ecológico, conserva espécies endêmicas (peculiares ao local) e é refugio para animais como a jacutinga. Com área de 3,7 mil hectares, a unidade de conservação ocupa porções dos municípios de São Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Tapiraí e Sete Barras, entre as regiões de Itapetininga e Registro, no Vale do Ribeira. Por ano, cerca de 10 mil pessoas visitam o local.
A sede, na parte alta do parque, a 800 metros de altitude, fica a 30 quilômetros de São Miguel Arcanjo e a 210 quilômetros da capital. Na parte baixa da unidade, a 70 metros de altitude, está o Núcleo Sete Barras, próximo ao município de mesmo nome e com característica diversas encontradas na sede. A ligação entre esses dois pólos se dá por trecho de terra da SP-139, também conhecida por Estrada da Serra da Macaca e, mais recentemente, por estrada-parque. A meta é adequá-la e construir estruturas de lazer no local, como mirante, sinalização educativa e centros de recepção, para que se torne de fato uma estrada-parque. A iniciativa faz parte do Projeto Ecoturismo na Mata Atlântica, parceria do governo do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Riqueza da Flora

Para o diretor da unidade, José Luiz Camargo Maia, o parque tem vocação para acolher pesquisas científicas e pessoas sensíveis à biodiversidade. Não há, por exemplo, esportes radicais, como em outros. “tem perfil diferenciado: é mais a exuberância da natureza, a biodiversidade, o clima ameno”, afirma. O terreno inóspito contribuiu muito para a sua preservação.
“Temos grande atividades na Sede e no Núcleo, mas no meio há mata nativa, difícil acesso”, explica Maia. Outra característica é não apresentar problemas fundiários, ou seja, pertence totalmente ao Estado e não tem moradores.
Um de seus principais pontos é a Estrada da Serra da Macaca, utiliza até mesmo para romarias. Na região da sede, ou proximidades, ficam as Trilhas da Represa, da Canela e do Rio Taquaral. No Núcleo Sete Barras, estão a Trilha da Figueira e a Cachoeira do Travessão. Com o futuro Plano de Manejo, há previsão de novos atrativos. Um deles é o passeio ao pico da Pedra, com mil metros de altitude, nas medições do Núcleo. Outro é a trilha, prevista no Projeto Ecoturismo na Mata Atlântica, que integrará os parques estaduais do Alto Ribeira (Petar), Carlos Botelho e Intervales.
Centro de visitantes, mini-museu de zoologia e alojamento para pesquisadores são algumas das instalações da sede, juntamente com o portal de entrada e uma base de vigilância. Dependências praticamente similares são encontradas no Núcleo Sete Barras. A riqueza da flora, com predominância de Mata Atlântica primária, fez com que o programa Biota-Fapesp, além do Parque Estadual Ilha do Cardoso, para desenvolver seus trabalhos. Há 120 estudos relativos a espécies vegetais, integrantes desse programa, em andamento no parque. O objetivo do Biota, que tem o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é inventar e caracterizar a biodiversidade paulista. Destaque em termos de pesquisas científicas realizadas na unidade é também o Projeto Muriqui-do-sul, desenvolvido pela Associação Pró-muriqui, em parceria com universidades e institutos de pesquisa, nacionais e internacionais.

Observadores de aves

O ambiente praticamente intocado serve de abrigo para animais ameaçados de extinção, como a onça-pintada, o mono-carvoeiro e a jacutinga, ave característica do parque. Isso porque bandos dela aparecem no local na época de frutificação do palmito-juçara. Há, também, espécies endêmicas de roedores, anuros (sapos, rãs e pererecas), hidromedusas (cágados de água-doce) e outros animais. São comuns, ainda, a anta, o cachorro-do-mato, o macaco-prego, o bugio e a onça-parda. Essa biodiversidade, que possibilita ao visitante avistar animais e espécies vegetais atrai observadores de aves de países como a Inglaterra, Dinamarca, Holanda. Para facilitar a essa presença, o parque trabalha em parceria com outras unidades: o Parque Estadual Intervales e uma reserva particular, o Parque do Zizo. Segundo Maia, trata-se de público de alto poder aquisitivo e bom nível de consciência.
Criado em setembro de 1982, é resultado da unificação de quatro reservas florestais (Carlos Botelho, Capão Bonito, Travessão e Sete Barras) incrustadas na Serra da Paranapiacaba e instituídas em 1941, com outras unidades da região, o Carlos Botelho integra, desde 1991, a Zona Núcleo da reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Em novembro de 1999 foi conhecido pelo UNESCO como Sítio do Patrimônio Mundial Natural. O nome de Carlos Botelho é homenagem ao urologista que foi secretário da Agricultura, Viação e Obras Públicas do Estado em 1904.

 
 

Fonte: Parque Estadual Carlos Botelho
Assessoria de imprensa
Jornal Diário Oficial do Estado de São Paulo
Paulo Henrique Andrade
Da Agência Imprensa Oficial

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.