CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA PEDE O INÍCIO IMEDIATO DAS OBRAS DO PROJETO SÃO FRANCISCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

02/03/2006 - O presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Synésio Batista da Costa, entregou nesta quinta-feira (02/03) ao ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, documento em que a entidade, além de se manifestar a favor do Projeto São Francisco, solicita “o imediato início” de suas obras. O documento foi entregue durante reunião do Cofecon, realizada no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

Segundo o ministro Ciro Gomes a manifestação do Cofecon qualifica e realça o esforço do Governo Federal que pretende, com o Projeto São Francisco, oferecer segurança hídrica às populações das pequenas, médidas e grandes cidades do Nordeste Setentrional, cuja região não dispõe de um só rio perene e onde a disponibilidade hídrica é inferior ao mínimo de 1.500 m3 por habitante/ano, estabelecida pela Organização das Nações Unidas. Estima-se que, em 2025, a população beneficiada pelo projeto será de 12 milhões de pessoas.

Para o presidente do Cofecon, “é emblemático compreender esse projeto, pois assim é possível compreender o papel da água em um amplo projeto de desenvolvimento sustentável”. Ele lembrou que “o primeiro ponto a ser tocado relaciona-se justamente ao termo ‘transposição’. O que está proposto no projeto é a integração de bacias, coerente com a legislação brasileira”.

Por duas horas, os conselheiros do Cofecon ouviram e questionaram o ministro da Integração Nacional sobre variados temas, incluindo o projeto São Francisco. Para responder à pergunta sobre se o rio dispõe de água para suportar o projeto de integração de bacias, Ciro Gomes revelou o que chamou de “números do rio São Francisco”, os quais, aprovados pelo Comitê da Bacia e ratificados pela Agência Nacional de Águas (ANA), são os seguintes:

A vazão média do rio em sua foz é de 2.850 m3/s; a vazão firme na foz é de 1.850 m3/s; a vazão mínima, que pode ser também chamada de vazão ecológica, abaixo da barragem de Sobradinho, é de 1.350 m3/s; todo o consumo atual de água na Bacia do rio, incluindo os projetos de irrigação, é de 91 m3/s; a vazão disponibilizada pelo Plano Decenal da Bacia para os diferentes usos da água do rio é de 360 m3/s; a previsão mais otimista aponta que, em 2025, todo o consumo de água da Bacia do São Francisco, incluindo todos os projetos de irrigação, representará 262 m3/s; assim, em 2025, ou seja, daqui a 20 anos, haverá uma vazão disponível excedente de 98 m3/s.

“Portanto, está provado que o rio São Francisco pode doar somente 1,4% da vazão mínima garantida em sua foz para dar segurança hídrica a uma região carente de água”, afirmou o ministro.

 
 

Fonte: Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.