IBAMA PEDE COMPLEMENTAÇÃO PARA ESTUDOS DO RIO MADEIRA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

(01/03/06) – O Ibama finalizou o parecer técnico de análise do estudo de impacto ambiental (EIA) da proposta feita pela Furnas Centrais Elétricas S/A para a implantação de duas usinas no rio Madeira (RO), Santo Antônio e Jirau.

A conclusão dos técnicos, que estiveram in loco no mês passado para comparar as informações contidas nos estudos com a realidade local, é de que, em alguns aspectos, os estudos precisam ser adequados e, em outros, complementados com mais informações sobre os meios físico, biótico e socioeconômico.

Quanto ao meio físico, as exigências dizem respeito, por exemplo, à necessidade da apresentação de estudos e informações mais detalhadas sobre a expectativa de vida útil dos reservatórios das duas usinas, sem a necessidade de dragagens, levando em consideração a eficiência de retenção de materiais transportados por arrasto das águas. Os técnicos também solicitaram a apresentação dos gráficos dos estudos das águas paradas em uma escala maior e mais nítida que a já apresentada.

Um exemplo de adequação que deverá ser feita para o meio biótico, na parte de fauna, refere-se a questão dos peixes no rio Madeira. Como a base da alimentação da população local é de peixes, será preciso que as espécies existentes sejam melhor classificadas, principalmente as do fundo do rio, para que se possa fazer uma avaliação mais precisa sobre os impactos que serão causados e para que sejam apresentadas medidas mitigadoras.

Para avaliar melhor os impactos socioeconômicas que a região sofrerá, o Ibama solicitou ao empreendedor uma avaliação do impacto das perdas de áreas de lazer e turismo, relativos as praias que se formam quando o rio está baixo, e a alteração do potencial turístico local nas áreas compreendidas entre Jirau e Santo Antônio, além da apresentação de um programa específico com ações mitigadoras e/ou compensatórias correspondentes. Também foi solicitada a qualificação do impacto das obras na área tombada da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, de acordo com as diretrizes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Os estudos foram aceitos pelo Ibama em 15 de outubro de 2005, e foram analisados pelos técnicos da Diretoria de Licenciamento e Qualidade Ambiental dentro do prazo estabelecidos pela resolução Conama n° 237/97, que é de 12 meses.

As complementações são importantes e necessárias para a análise final quanto à viabilidade ambiental dos empreendimentos e para que os estudos sejam disponibilizados previamente as audiências públicas, onde serão discutidos com a população local e com os demais interessados.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Telma Peixoto)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.