PESQUISA TRAÇA PERFIL DO CAMPISTA DE ITAPEVA

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Março de 2006

03/03/2006 - Um questionário criado pela equipe de educação ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), aplicado aos campistas do Parque Estadual de Itapeva durante o mês de fevereiro, levantou sugestões para o funcionamento do camping e traçou um perfil dos usuários. O resultado é considerado uma importante base de dados para planejamento de ações futuras e melhorias no camping, de acordo com a bióloga da Sema Roseli Zaremba.

Foram entrevistadas cerca de 50 famílias durante todo o mês de fevereiro. A maioria dos campistas estava em barracas (76%), mas também houve um número significativo de motor-homes (15%). O restante optou por trailers ou camping cars. A maioria vem da Região Metropolitana, especialmente de Porto Alegre, Novo Hamburgo e São Leopoldo, mas também houve registro de famílias que vieram da Argentina. O público é predominantemente adulto (83%).

As condições de infra-estrutura do camping foram consideradas boas por 57% dos entrevistados, ótimas por 16% e ruins por 27%. Os campistas sugeriram melhorias especialmente nos banheiros e na iluminação. Também foram solicitadas placas informativas e de educação ambiental. Parte dos entrevistados já conhecia o camping e não sabia que Itapeva havia se tornado Parque, em 2002.

O lixo foi outra questão abordada pelos técnicos de educação ambiental. Mais da metade dos entrevistados (59%) separaram o lixo orgânico do seco. Os técnicos observaram que as pessoas que declararam ter o hábito de fazer a seleção do lixo em casa mantiveram esta postura no camping.

O trabalho dos funcionários também foi avaliado. 59% dos campistas consideraram o atendimento bom, 36% ótimo e 5% ruim. Durante todo o mês da pesquisa, técnicos da Sema desenvolveram atividades de educação ambiental, incluindo vídeos para as crianças, visitas guiadas e um mutirão de recolhimento de lixo na Pedra de Itapeva.

Por ser uma unidade de conservação, o Parque Estadual de Itapeva tem como objetivos básicos a preservação de ecossistemas naturais, a realização de pesquisas científicas, de atividades de educação ambiental, de recreação, de contato com a natureza e de turismo ecológico. O Plano de Manejo não está concluído, e a pesquisa dos campistas serve também para que os técnicos tenham uma noção dos usos da área. O camping permanece aberto no mês de março, mas as atividades de educação ambiental desenvolvidas no verão estão encerradas.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.