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CETESB REALIZA ESTUDO, EM
TEMPO REAL, DE EMISSÕES DE POLUENTES
EM VEÍCULOS A DIESEL
Panorama
Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006
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10/03/2006 - As medições das emissões
de veículos a diesel em tempo real, iniciadas
pela CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento
Ambiental na última segunda-feira (6/3),
vão fornecer insumos importantes para
os inventários de emissões de
fontes móveis no Brasil. Esse trabalho
é inédito em veículos a
diesel, o que na opinião dos técnicos
vai preencher uma lacuna existente no conhecimento
do verdadeiro potencial poluidor da frota circulante.
O projeto é financiado pala Fundação
Hewlett e conta também com a participação
da Petrobras, por meio do CONPET - Programa
Nacional da Racionalização do
Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás
Natural.
Cetesb
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O
programa foi iniciado em abril de 2004,
por meio de uma parceria com o ISSRC
- International Sustainable Systems
Research Center (Centro Internacional
de Pesquisas de Sistemas Sustentáveis),
da Califórnia, com o objetivo
de registrar as emissões reais
a bordo de veículos que compõem
a frota na Região Metropolitana
de São Paulo. Na primeira fase
foram avaliadas as emissões dos
veículos leves, movidos a álcool
ou gasolina, repetindo trabalho realizado
anteriormente em Lima, |
Cetesb
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no Peru, Santiago, no
Chile, Cidade do México, no México,
Los Angeles, nos Estados Unidos, e Nairobi,
no Kênya, cidades situadas em regiões
com problemas de poluição atmosférica
pela alta densidade da frota de veículos.
Para as medições em São
Paulo, o ISSRC trouxe equipamentos de última
geração capazes de medir em tempo
real, segundo a segundo, as concentrações
dos diversos poluentes contidos nos gases de
escapamento dos veículos testados. Ao
longo de um trajeto de cerca de 40 minutos são
avaliados itens como vazão, pressão
e temperaturas dos gases de modo a possibilitar
o cálculo da massa total de poluentes
emitidos pelo veículos durante o trajeto.
Dessa forma, são obtidos valores típicos,
em gramas por quilômetro, das emissões
de monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos
(HC), óxidos de nitrogênio (Nox),
dióxido de carbono (CO2) e material particulado
(MP).
Esse trabalho se baseia
num “software” desenvolvido pelo ISSRC que
reúne informações objetivas
sobre a real atividade veicular na RMSP, como
velocidade média do tráfego
nos diversos tipos de via, em cada horário
do dia e ao longo da semana, volume do tráfego
por categoria de veículo, acelerações
típicas, número médio
de partidas a frio e o perfil tecnológico
da frota, levantado em extensivas pesquisas.
Nas duas etapas anteriores, foram realizadas
medições a bordo de 120 veículos
leves e na pesquisa que será realizada
até o próximo dia 17 de março
serão avaliados 40 veículos
a diesel em meio ao tráfego.
A CETESB conta com o apoio
de quatro cientistas da Universidade da Califórnia
e Universidade do Chile, cuja participação
foi organizada pelo ISSRC, além de
técnicos do CONPET. A EMTU - Empresa
Metropolitana de Transportes Urbanos, o SPTrans,
que responde pelo transporte de ônibus
na Capital, e a FETCESP - Federação
das Empresas de Transporte de Cargas do Estado
de São Paulo colaboraram na seleção
dos ônibus e caminhões que estão
sendo avaliados.
Coube ao CONPET, que recentemente
firmou convênio com a CETESB, fornecer
a infra-estrutura logística para a
realização dos trabalho. A Viação
Santa Brígida - empresa reconhecida
pela excelência na gestão ambiental
da frota - cedeu o espaço em sua garagem
na Vila Jaguara, em São Paulo, para
as operações de campo, além
do fornecimento de veículos para os
testes.
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Fonte: Cetesb – Companhia de
Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de
São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Fotos: Cetesb |
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