IBAMA EMBARGA ÁREA DE TRANSGÊNICOS DA SYNGENTA

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Março de 2006

(10/03/06) - O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) do Paraná embargou mais uma lavoura de soja modificada geneticamente ontem (9) em Santa Tereza do Oeste, no Oeste do Estado, desta vez pertencente à multinacional Syngenta Seeds Ltda. Os técnicos identificaram no centro de pesquisa da empresa um plantio de soja transgênica de 12 hectares. A área está a seis quilômetros da divisa do Parque Nacional do Iguaçu. O local também serve para o teste do milho geneticamente modificado com o gene de tolerância ao Glifosato. O embargo foi realizado com base no artigo 11 da Lei 10.814/03, que prevê a proibição do plantio de soja modificada geneticamente em terras indígenas, unidades de conservação e suas respectivas zonas de amortecimento. No caso do Parque Nacional do Iguaçu, é necessário respeitar 10 quilômetros da margem.A ação seguiu os moldes da Operação Parque Livre, desencadeada em 22 de fevereiro, onde 13 lavouras foram embargadas, após comprovação de que agricultores estariam plantando soja transgênica.

Para o gerente executivo do Ibama no Paraná, Marino Gonçalves, a situação é nova, pois se trata de uma área para experimentação de organismos geneticamente modificados (OGM),não se resumindo, tão somente às sementes de soja. “Essa amplitude de variedades de OGMs é mais preocupante e merecerá do Ibama especial atenção”, disse. Marino informou que igualmente aos demais produtores que tiveram lavouras embargadas, a Syngenta também está sujeita à aplicação de multa e pode responder por crime contra a Lei de Biossegurança.O gerente informou esperar em breve a visita do diretor Nacional de Proteção do Ibama ao Paraná, Flavio Montiel, para discutir a ampliação das ações em todo o território nacional, visando coibir o desrespeito à legislação ambiental e de biossegurança.

Na quarta-feira (8) o Ibama liberou para colheita as 13 lavouras embargadas na Operação Parque Livre, sem liberar a comercialização dos grãos. A Cooperativa Industrial Lar de Medianeira (PR), uma das responsáveis pela distribuição das sementes modificadas aos agricultores, comprometeu-se em acondicionar toda a soja nos silos da empresa. “A medida foi necessária em virtude do amadurecimento dos grãos, aumentando ainda mais a probabilidade das sementes se propagarem no ambiente”, finalizou Marino Gonçalves.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.