LIVRO REÚNE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA DE 15 ANOS DE PESQUISA NA COSTA DA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

10/03/2006 - Primeira publicação da rede de pesquisa do projeto Potenciais Impactos Ambientais no Transporte de Petróleo e Derivados na Zona Costeira Amazônica (PIATAM mar), o livro Zona Costeira Amazônica Brasil -Bibliografia será lançado na próxima sexta-feira (17), às 18h, no auditório do Museu Paraense Emílio Goeldi, instituição científica ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

A edição reúne as principais referências bibliográficas de 15 anos de pesquisas na região amazônica, realizadas por diversas instituições do Pará, Amapá, Maranhão e Rio de Janeiro, em várias áreas de estudo e, exclusivamente, voltadas para o entendimento da Costa Norte brasileira. A obra traz também um grande diagnóstico sobre a produção científica da região relacionada ao tema.

Patrocinados pela Petrobras, empresa financiadora da rede PIATAM mar, e editados pelo Museu Goeldi, os mil exemplares da publicação serão doados a bibliotecas, pesquisadores e instituições de conhecimento da Amazônia. A programação do lançamento terá a participação de artistas paraenses cuja música, poesia e conhecimento também foram inspirados pelo encontro entre rios, floresta e mar, que tanto marca a zona costeira amazônica.

Mangue
Durante o lançamento desta edição será, ainda, apresentado outro livro lançado em 2005 também com o apoio do projeto PIATAM mar. Organizado pelo pesquisador Marcus Fernandes, da Universidade Federal do Pará (UFPA-Campus de Bragança) e editado com o apoio da Fundação Rio Bacanga, a publicação Os Manguezais da Costa Norte Brasileira reúne estudos diversos sobre o manguezal do litoral amazônico, abrangendo desde aspectos socioeconômicos até a vida de mamíferos, aves e macroalgas, passando pela sedimentologia e morfologia da região.

Com 1.100 quilômetros de área voltada para o Atlântico - entre a foz do Oiapoque (Amapá) e a baía de São Marcos (Maranhão) -, a Costa Amazônica Brasileira é dividida pelo Golfão Marajoara em duas partes distintas: a costa do Amapá e os estuários do Pará e Maranhão. Extensa faixa de sedimentos argilosos, influenciada pela vazão do rio Amazonas, a costa do Amapá se estende pela Guiana Francesa e forma a maior costa lamosa do mundo. Já os estuários das costas do Pará e Maranhão compõem, por sua vez, a maior área contínua de manguezais do Planeta, com 1,38 milhões de hectares de extensão.

Gestão ambiental
Criado em 2004 e coordenado pela UFPA, o projeto PIATAM mar (www.piatammar.ufpa.br é uma ampla rede multidisciplinar e interinstitucional de pesquisa mantida com apoio do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes).

Atualmente, congrega cerca de 230 pesquisadores e técnicos envolvidos em pesquisas socioambientais sobre o litoral amazônico, em instituições científicas do Pará, Amapá, Maranhão e também do Rio de Janeiro, como as universidades Federal do Pará (UFPA), Federal Rural da Amazônia (UFRA), Federal do Maranhão (UFMA) e a Estadual do Maranhão(UEMA), Instituto Evandro Chagas, Museu Goeldi, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá, além do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e o próprio Cenpes - Petrobras.

O objetivo do PIATAM mar é produzir informações atualizadas sobre populações, recursos naturais e ecossistemas na costa amazônica, a fim de abastecer um banco de dados georeferenciados para apoio à gestão ambiental e para a definição de ações preventivas frente a possíveis casos de acidentes com o transporte de óleo e derivados na costa norte.

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.