NÚCLEO DE FAUNA DO RS TRABALHA EM PARCERIA COM O CENAP

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Março de 2006

(06/03/06) - O Núcleo de Fauna do Ibama no Rio Grande do Sul está iniciando um amplo levantamento do plantel de carnívoros ex-situ, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisas para a Conservação de Predadores Naturais - CENAP/Ibama, com sede em Atibaia/SP. Agora, além do atendimento às ocorrêndias de predação, executado por membros da Rede Nacional de Atendimento à Predação (RENAP), do CENAP. O centro e o Núcleo de Fauna/RS estão investindo em qualificar o manejo de carnívoros em cativeiro.

Para isso o CENAP enviou microchips, material para coleta de sangue, soro e anestésicos, para iniciar o trabalho de marcação e coleta de amostras biológicas. Os animais, após a anestesia, passarão por biometria, microchipagem e coleta de sangue, para estudos de genética, análises clínicas, determinação de padrões bioquímicos, entre vários outros estudos. O material também ficará armazenado no banco genômico gerenciado pelo centro, em Atibaia/SP, para futuros projetos. Será dada prioridade aos animais dos plantéis dos criadouros conservacionistas, aproveitando o cronograma de vistorias em andamento. Os carnívoros que derem entrada no Núcleo de Fauna serão marcados e microchipados antes da destinação.

O Rio Grande do Sul é campeão nacional de diversidade de espécies de felinos, com 8 espécies: gato-do-mato-grande, gato-do-mato-pequeno, gato-maracajá, jaguarundi (ou gato-mourisco), gato-palheiro, jaguatirica, puma e onça-pintada. Os demais carnívoros não marinhos com ocorrência no estado são graxaim-do-mato, graxaim-do-campo, lobo-guará, mão-pelada, quati, furão, irara, zorrilho e lontra. Das 17 espécies, 12 estão ameaçadas de extinção, em nível regional ou nacional. Para viabilizar ações de conservação direcionadas a esse grupo se torna fundamental o trabalho em estreita parceria com o CENAP.

O trabalho terá início na semana do dia 13 de março, com a participação de uma bióloga e de um médico veterinário, devendo estender-se até o meio do ano. Esta iniciativa vem em boa hora e será fundamental para orientar pareamentos e permutas entre criadouros, coletar informações sobre as populações naturais, instrumentando o CENAP com informações da região sul do Brasil. Ainda dentro das atividades em parceria com o centro, está previsto para junho deste ano um curso de atendimento às ocorrências de predação, direcionado aos agentes ambientais do SISNAMA.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.