DIRETOR DA ELETRONUCLEAR DEFENDE CONSTRUÇÃO DE ANGRA 3 PARA GARANTIR SUPRIMENTO DE ENERGIA NO PAÍS

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ) – Brasil
Março de 2006

15/03/2006 - O diretor de Planejamento, Gestão e Meio Ambiente da Eletronuclear, Luís Hiroshi Sakamoto, defendeu hoje (15) a construção da usina nuclear de Angra 3 como forma de garantir o suprimento energético no país.

Segundo Sakamoto, as usinas nucleares em atividade em todo o mundo conseguem evitar a emissão para a atmosfera de dois bilhões de toneladas anuais de CO2 (dióxido de carbono), causador do chamado efeito estufa. "O uso da energia nuclear é a única forma de gerar energia no mundo", disse ele, ao participar de seminário em Furnas Centrais Elétricas.

Sakamoto afirmou que o Brasil tem competência e está pronto para fazer Angra 3. Para ele, é preciso haver mais usinas para geração de energia. "E, obviamente, Angra 3 é uma das candidatas". O adiamento da decisão sobre a usina nuclear para até 2007, segundo o plano decenal divulgado ontem (14) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), leva em consideração várias outras alternativas energéticas, ressaltou.

O diretor da Eletronuclear lembrou que Angra 3, como uma obra já iniciada, apresenta algumas vantagens. Uma delas é o fato de considerar no custo os gastos já efetuados. "O que já foi pago, está pago. E nós vamos considerar o empreendimento daqui para a frente", explicou Sakamoto. Esse entendimento leva a concluir que a usina de Angra 3 é competitiva em termos de custos em relação às demais unidades no mundo.

Até agora, na parte de equipamentos já adquiridos e armazenados para Angra 3, foram gastos US$ 1000 milhões. Segundo Sakamoto, para concluir a obra, seriam necessários mais US$ 1,8 bilhão.

Segundo Sakamoto, as duas usinas atualmente em operação, que são Angra I e II, ambas localizadas no município de Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense, respondem pela geração de 40% do consumo de energia do Estado do Rio. Com Angra III, ele acredita que esse percentual poderá subir para 70%.

Durante o seminário, o presidente de Furnas, José Pedro Rodrigues de Oliveira, afirmou que a usina de Angra 3, construída ao lado do centro do sistema de energia do Sudeste, dá segurança. "A decisão mostrada no plano decenal apresentado ontem pela Empresa de Pesquisa Energética de que nós vamos construir Angra 3, para Furnas, dá mais segurança no abastecimento de energia", afirmou.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Alana Gandra

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.