IMPASSE PREJUDICA BIOSSEGURANÇA DO PLANETA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

17/03/2006 – Curitiba - O Greenpeace está profundamente desapontado com o impasse das negociações do Protocolo de Cartagena, que pode terminar sem um acordo sobre identificação de transgênicos no comércio internacional

A despeito da vontade de ONGs, movimentos sociais e de 92 dos 94 países reunidos, não foi possível obter até esta sexta-feira um acordo sobre rotulagem de OGMs na 3ª Reunião das Partes (MOP 3) do Protocolo de Cartagena. Mais uma vez os participantes do protocolo estão reféns dos interesses do agronegócio e das multinacionais de biotecnologia, que estão impedindo até agora a criação de um consenso a respeito da fiscalização e identificação precisa de cargas transnacionais contendo organismos geneticamente modificados (OGMs).

Na reunião de Curitiba há a presença maciça do lobby do setor empresarial, das multinacionais de biotecnologia e dos maiores países exportadores de transgênicos, como o Canadá, os EUA e a Argentina. Os dois últimos, mesmo sem participar do protocolo, enviaram uma legião de lobistas para defender seus interesses.

O lobby funcionou. Mais uma vez assistiu-se ao triste espetáculo do bloqueio do avanço das negociações por um número extremamente restrito de países, repetindo a mesma situação da reunião passada, a MOP 2, que aconteceu em Montreal. Desta vez, México e Paraguai estão bloqueando o consenso em relação à expressão ‘contém OGMs’ para cargas com transgênicos, ocupando o lugar que coube ao Brasil na MOP passada, naquilo que já se chama dos corredores do Expotrade Center em Curitiba de ‘efeito tequila’.

“Como é necessário o consenso absoluto para se chegar a um acordo, fica fácil cooptar um ou outro país, contra a vontade da maioria esmagadora dos países membros do protocolo, prevalecendo interesses meramente econômicos sobre aqueles que levam em conta a segurança ambiental do planeta”, disse Sérgio Leitão, diretor de Políticas Públicas do Greenpeace.

Neste cenário, ou a reunião terminará em pizza, sem nenhum avanço concreto, ou resultará em um texto muito tímido, que não estabelecerá um sistema seguro de identificação para o comércio global da produção transgênica, perdendo-se a chance de salvar o planeta e a biodiversidade da ameaça crescente das contaminações e do comércio ilegal de OGMs.

“Só um telefonema do presidente Lula para o presidente Vicente Fox, do México, pode salvar a MOP 3 de um fracasso”, conclui Leitão.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.