ONGs EXIGEM ROTULAGEM OBRIGATÓRIA DE TRANSGÊNICOS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Março de 2006

14/03/2006 - Diversas entidades, organizações não governamentais e movimentos sociais exigiram a definição pela rotulagem obrigatória das cargas que contêm organismos geneticamente modificados na abertura do Fórum Global da Sociedade Civil, evento paralelo que ocorre durante a 3ª. Reunião das Partes (MOP3) e da 8ª. Conferência das Partes (COP8).

O coordenador da Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa (As-Pta), Gabriel Fernandes, afirmou que o Fórum vai apresentar sua posição pela obrigatoriedade da rotulagem das cargas que contêm organismos geneticamente modificados na plenária dos eventos.

“Será entregue um documento e será lida uma declaração das organizações da sociedade civil brasileira. Defendemos uma informação clara e precisa sobre se um carregamento contém ou não contém transgênicos. Buscamos também a definição sobre a criação de áreas livres de transgênicos”, afirmou.

“Nós temos o objetivo de traduzir o que acontece nas reuniões da COP e da MOP e de comunicar quais os efeitos que as negociações dos eventos oficiais podem ter para a sociedade de forma geral”, completou. Nos debates serão tratados diferentes temas em relação às questões de biossegurança, biodiversidade e a agricultura sustentável.

Porto – A professora-doutora em Sociologia da PUC-SP, Marijane Lisboa, elogiou a posição do Governo do Paraná de não exportar soja transgênica pelo Porto de Paranaguá. Para ela, é uma decisão corajosa, que pode render facilidade na negociação com países que não comercializam produtos geneticamente modificados. “É uma enorme sorte ter um governo estadual com coragem de brigar para manter o Porto de Paranaguá livre de produtos transgênicos”.

Ela criticou a posição de alguns países e das multinacionais de querer adotar a rotulagem “pode conter” organismos geneticamente modificados. “Não tem meio termo, é contém ou não contém. Não dá para dizer que um produto pode conter veneno”, ironizou.
Participaram da abertura das discussões o coordenador da ONG Terra de Direitos, Darci Frigo, a professora-doutora em Sociologia da PUC-SP Marijane Lisboa e a professora Silvia Ribeiro ( ECT- Group), coordenadores de organizações não governamentais e mais de 700 pessoas ligadas ao Movimento dos Sem Terra.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.