SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS E RESERVAS FLORESTAIS NO PLANO DE REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL DA BR-101

Panorama Ambiental
Natal (RN) – Brasil
Março de 2006

12/03/2006 - Uniforme cáqui, GPS (localizador via satélite) na mão, prancheta e muita atenção pelo caminho. O que parece só uma pedrinha pode ser o vestígio de antigas civilizações. A equipe de arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco acompanha a abertura da nova pista na duplicação da BR-101 Nordeste, no trecho entre Recife e Natal. A obra está na etapa de terraplanagem, até agora foram localizados 20 sítios arqueológicos em Pernambuco e dois na Paraíba.

A arqueóloga da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Silvia Uchôa, explica que o momento exige muita atenção da equipe: "Agora a gente está acompanhando, monitorando o rebaixamento de nível. Muitas vezes o material está um pouco abaixo do solo e quando faz essa limpeza ele aparece. Já é uma área muito mexida, muito material está aflorando e isso dá a perspectiva de encontrar algum sepultamento, alguma coisa embaixo do solo".

Para Marcos Albuquerque, professor de Arqueologia da UFPE, é comum, em obras desse porte, encontrar sítios arqueológicos. Segundo ele, nesta região, existiu maior ocupação do território brasileiro no período pré-histórico do que nos momentos atuais. "É raro os locais onde não encontramos sítios arqueológicos que vão desde grupo de caçadores holocênicos, quer dizer, de oito mil anos atrás até sítios do período colonial", diz.

O material encontrado vai ficar guardado temporariamente na Universidade Federal de Pernambuco. Mas além de sítios arqueológicos, também é preciso estar atento para que a construção da nova pista não resulte em outros problemas mais tarde como a destruição das reservas ambientais. A maior parte da floresta que existia na região foi devastada, nos últimos 500 anos. Agora, a obra, além de tentar preservar o que ainda existe, também deve tentar recuperar o que já foi destruído, o que os ambientalistas chamam de passivo ambiental.

Marco Andrey, coordenador técnico de meio-ambiente do Centro de Excelência em Engenharia (Centran) afirma que essa região teve um desmatamento muito grande ao longo da história. "Temos que recuperar o passivo ambiental em áreas que foram destruídas, tanto da época da construção da rodovia quanto nos últimos anos e que podem vir a comprometer o corpo da pista que esta sendo construída", diz.

O ambientalista informa que algumas áreas degradadas historicamente, como a reserva biológica Guaribas, pertencente ao Ibama, serão recuperadas, além da revitalização de áreas de preservação permanente e de matas ciliares, próximas aos cursos d’água.

*A equipe da Radiobrás viajou a convite do Ministério do Planejamento

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Eliane Gonçalves e Paulo Machado

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.