CRIADA A COMISSÃO QUE IRÁ ORGANIZAR A POLÍTICA INDIGENISTA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

23/03/2006 - Antiga demanda de organizações da sociedade civil ligadas à questão indígena, a proposta foi apresentada durante o Abril Indígena de 2005. Seu principal objetivo será organizar a atuação dos diversos órgãos federais que trabalham com os povos indígenas. A comissão é provisória e sua tarefa será preparar um anteprojeto de lei para criar um conselho com poder deliberativo e normativo.

O presidente Lula assinou ontem (22/03) o decreto que cria a Comissão Nacional de Política Indigenista – CNPI. A comissão passa a integrar a estrutura do Ministério da Justiça, que já abriga a Fundação Nacional do Índio (Funai), e terá oficialmente várias funções - desde acompanhar a tramitação de projetos de lei e propor diretrizes para a política indigenista do governo federal, até colaborar na organização da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista, marcada para abril próximo.

A criação da CNPI é uma antiga demanda das organizações da sociedade civil ligadas à temática indígena. Desde 1991, quando várias das atividades antes concentradas na Funai foram repassadas a outros setores do governo federal, já se pensava na criação de um conselho que pudesse zelar pela coerência de uma política indigenista executada concomitantemente por vários órgãos. Ao longo de todo esse tempo algumas propostas foram apresentadas ao governo federal, mas a que finalmente se concretizou foi a do Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas (FDDI) realizado em abril do ano passado . Para Márcio Santilli, do Instituto Socioambiental, “a criação dessa comissão é uma decorrência natural da descentralização na política de atenção aos povos indígenas. Era necessário criar um conselho que pudesse organizar a atuação dos diversos órgãos e facilitasse o controle social, uma vez que, pelo tamanho da população indígena e pela diversidade de situações em que ela se encontra, é inviável a volta de todas as atribuições à Funai".

Há, no entanto, algumas diferenças entre a proposta apresentada pelo FDDI e a aprovada por decreto. A idéia original era criar uma comissão supraministerial, ligada diretamente à Presidência da República, para que tivesse poder de convocação e de deliberação. Na proposta aprovada, no entanto, a comissão está ligada ao Ministério da Justiça, um dos diversos ministérios responsáveis pela implementação de políticas públicas voltadas aos povos indígenas, o que levanta dúvidas sobre se suas decisões poderão ser implementadas pelos demais ministérios. Ainda assim, a criação da comissão é um avanço.

A CNPI, que se reunirá a cada dois meses, é formada por vinte e quatro membros com poder de voto, sendo doze governamentais e doze não-governamentais. Entre estes, dez serão representantes de povos indígenas de todo o país, e dois de organizações indigenistas, com voto de minerva da Funai. Sua instalação será um teste para a futura criação de um Conselho Nacional de Política Indigenista, que deverá ter poderes mais amplos e, por isso, será criado por lei. A comissão vai desenhar uma proposta de estrutura para o futuro conselho possivelmente a partir da experiência adquirida com o seu funcionamento. Tomara que dê certo!

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa (Raul Silva Telles do Valle)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.