DECRETO CRIA DISAM E FORTALECE AÇÕES DO CNPT E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

(21/03/2006) - O Decreto no 5718/06, publicado no último dia 14, instituiu a Diretoria de Desenvolvimento Socioambiental (Disam) no quadro regimental do Ibama. Para o assessor da presidência Paulo Oliveira, o Centro Nacional de Populações Tradicionais e Desenvolvimento Sustentável (CNPT) e a Coordenação de Educação Ambiental (CGEAM) ganham ainda mais força a partir da criação dessa nova diretoria. "O CNPT continua como centro especializado dentro do Ibama. A sua ação executiva passará a ser feita por uma coordenação geral. Teremos ainda uma uma coordenação que irá cumprir ações executivas tanto para o antigo CNPT quanto para a CGEAM, com foco na articulação das políticas gerais do governo brasileiro para as populações tradicionais e aquelas afetadas por obras de infraestrutura", afirmou Oliveira.

Segundo Oliveira o CNPT voltará a cumprir o papel de centro especializado dentro do Ibama, responsável pela gestão de um conselho que refletirá a articulação sócio-política das organizações e movimentos socioambientais brasileiros. "Pretendemos ainda criar uma rede de pesquisadores que dará suporte conceitual para as ações, quer da educação ambiental, quer do CNPT. A Disam foi criada como reconhecimento de que essas populações tradicionais e outras têm um papel fundamental na conservação do meio ambiente. O principal marco conceitual com a criação dessa diretoria é o da justiça ambiental. A estrutura da Disam garante um reforço grande para um melhor atendimento e para a implementação de novas reservas extrativistas e reservas de desenvolvimento sustentável", destacou Oliveira.

Segundo Oliveira a educação ambiental já vem atuando junto com o CNPT na criação dos conselhos deliberativos nas reservas extrativistas e reservas de desenvolvimento sustentável. Mas o trabalho será ampliado, com a criação de oficinas de capacitação de conselheiros. "Um exemplo típico é o da revitalização do rio São Francisco, na qual a educação ambiental já vem trabalhando com as populações de barranqueiros e o CNPT entra para dar esse reforço. No caso das reservas extrativistas, nas quais só o CNPT vinha trabalhando, a educação entrará dando reforço na formação dos conselhos e na capacitação dos conselheiros".

Para Oliveira, em aproximadamente um mês a Disam já estará com seu quadro de coordenação todo estruturado. "Uma vez isso definido, estaremos operando junto coma educação ambiental para retomar os programas indicativos de uma oficina de trabalho, realizada em janeiro de 2005. E essa oficina tinha como objetivo exatamente detalhar a missão e os marcos conceituais da Disam, que já existem mas só precisam ser atualizados e nivelados entre todas as coordenações. Isso tudo numa atuação afinada com as ações do Plano Plurianual (PPA). Mas a educação ambiental continua ainda por um tempo com as suas ações programadas, assim como o CNPT. A nossa meta é, até o final do ano, estar com todas as ações da Disam programadas, assim como programas, linhas, metas e política", destacou Oliveira.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.