IBAMA MULTA SYNGENTA EM R$ 1 MILHÃO E VAI PEDIR DESTRUIÇÃO DE CAMPO EXPERIMENTAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

21-03-2006 – Curitiba - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou nesta terça a empresa suíça Syngenta em R$ 1 milhão por causa de um cultivo experimental de soja transgênica da empresa nas áreas de segurança (zona de amortecimento) do Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná.

Na semana passada, a multinacional de sementes alegou ter as licenças ambientais exigidas pelo Ibama para realização dos testes com transgênicos, e enviou ao órgão um fax em nome da CTNBio, alegando “que os experimentos da Syngenta foram aprovados”. O fax não tem nenhum valor legal dentro do processo de acusação.

Apesar da “defesa” da multinacional, o Ibama autuou a empresa. Em nota à imprensa, o superintendente do órgão “entendeu que os argumentos da Syngenta não foram suficientes para se sobrepor à legislação brasileira e não cumprir com seus comandos”. O Ibama solicitou hoje mesmo autorização judicial para a destruição de todos os plantios de transgênicos da fazenda experimental.

“Segundo a Lei n. 10.814/2003, no seu artigo 11, fica expressamente proibido o plantio de OGMs nas áreas de Unidade de Conservação e respectivas zonas de amortecimento. Em uma dessas zonas se encontrava o plantio experimental de OGMs da Syngenta”, disse Gabriela Couto, bióloga, coordenadora da campanha de Engenharia Genética do Greenpeace. “Além de ser ilegal, o cultivo da Syngenta é uma ameaça a toda biodiversidade encontrada no Parque.

O Parque Nacional do Iguaçu é reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, pertencente ao Bioma Mata Atlântica, que é reconhecido como uma das áreas megadiversas do planeta. Nesta
quarta, dia 22, diversas ONGs presentes na COP 8 e membros da Via Campesina de países como Canadá, México, Espanha, França, Paraguai e Argentina vão ao campo da Syngenta prestar solidariedade aos agricultores que ocuparam a área na semana passada.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.