MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL RECOMENDA CANCELAMENTO DA NOMEAÇÃO DE NOVO PRESIDENTE DA CTNBio

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

23-03-2006 - Brasília (DF) - Em resposta à representação de ONGs, Ministério Público solicita que Ministro da Ciência e Tecnologia suste a nomeação de Walter Colli e sua suplente até que as irregularidades no processo de indicação sejam esclarecidas

O Ministério Público Federal recomendou que o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, suste as nomeações para a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) até que as irregularidades apontadas por quatro ONGs sejam esclarecidas. A ação do Ministério Público atende à representação encaminhada pelo Greenpeace, Terra de Direitos, ASPTA e AAO no último dia 17 de fevereiro, denunciando o procedimento irregular adotado pelo Ministério da Saúde para indicação de representantes da sociedade civil na área da saúde.

A nomeação do médico Walter Colli para presidente da CTNBio, feita pelo ministro da Ciência e Tecnologia no dia 16 de fevereiro, foi realizada a partir de lista tríplice encaminhada a Sérgio Rezende pelos membros da comissão. Walter Colli, que encabeçava a lista tríplice por apenas um voto, foi indicado de forma irregular como representante da sociedade civil pelo Ministério da Saúde, para compor a CTNBio.

“O Ministério da Saúde simplesmente atropelou o processo. Ao invés de ouvir as organizações da sociedade civil, como determina o decreto que regulamenta a Lei de Biossegurança, consultou apenas o Conselho Interno de Biossegurança, que é um órgão vinculado ao próprio Ministério”, disse Gabriela Vuolo, da campanha de engenharia genética do Greenpeace.

O nome indicado pelo ministério deveria ter sido escolhido a partir de uma lista elaborada pelas organizações da sociedade civil da área de saúde, que, ao que consta, não foram consultadas. Walter Colli pertenceu à antiga CTNBio e é relator de dois processos de liberação comercial de milho transgênico resistente a lagarta (Milho Bt11 e Milho ICP-4), ambos da empresa Syngenta.

“Se necessário, vamos questionar judicialmente a indicação de Walter Colli na CTNBio, abrindo o precedente para o Poder Judiciário anular os atos e decisões desta nova comissão”, completou Gabriela.

O MCT, que abriga a CTNBio, já respondeu ao pedido de informaçoes do Ministério Público, afirmando que a indicaçao é de responsabilidade do Ministério da Saúde. O Ministério Público Federal solicitou nesta semana esclarecimentos ao Ministério da Saúde, que ainda não divulgou resposta.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.