REJEIÇÃO AOS TRANSGÊNICOS TERMINATORS: UMA VITÓRIA DA SOCIEDADE CIVIL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

24-03-2006 - Curitiba (PR) - Uma grande coalização de movimentos de trabalhadores rurais, populações tradicionais e ONGs celebram hoje a firma rejeição contra tentativas de enfraquecer a moratória contra os terminators

Hoje o presidente do grupo de trabalho que está tratando do tema sobre as sementes transgênicas ‘terminators’, na 8ª Reunião das Partes (COP 8) da Conferência sobre Diversidade Biológica (CDB), anunciou a rejeição do texto que tentava enfraquecer a moratória hoje vigente contra a tecnologia que produz plantas com sementes estéreis.

O texto rejeitado tentava colocar a expressão ‘caso a caso’ para permissão de experimentos com os ‘terminators’. A Austrália, o Canadá e a Nova Zelândia, apoiados pelos Estados Unidos, que não fazem parte da Covenção, e pelas maiores indústrias de biotecnologia do mundo, estavam tentando modificar o texto da moratória para que, na prática, fosse permitido experimentos em campo com a tecnologia de sementes transgênicas suicidas.

“Acabar com a moratória sobre as sementes terminator seria um ato suicida com a credibilidade desta convenção e dos seus países membros”, afirmou Sérgio Leitão, diretor de Políticas Públicas do Greenpeace. “Quem sai ganhando é a biodiversidade, a biossegurança e principalmente os 1,4 bilhões de trabalhadores rurais que dependem da agricultura familiar e de sua própria produção de sementes para sobreviver”, concluiu.

Os terminators, ou GURTS (na sigla em inglês para tecnologias genéticas de uso restrito), são um tipo de engenharia genética feita por multinacionais que produz sementes originando plantas estéreis, que não podem se reproduzir. Como há uma grande taxa de contaminação genética de lavouras convencionais por sementes transgênicas, muitos lavradores teriam seus cultivos contaminados, não podendo mais produzir sementes de sua própria lavoura, prática feita por mais de um bilhão de agricultores em todo o mundo.

“Essa decisão é um grande passo para a Campanha por um Brasil Livre de Transgênicos”, disse Maria Rita Reis, da ONG Terra de Direitos. “E reafirma a lei brasileira que proíbe essa tecnologia, que é uma ameaça direta à vida, a cultura e a identidade de muitos povos no mundo todo”, concluiu.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.