BRASIL SEDIA REUNIÃO DO CODEX SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

30/03/2006 - Entre os dias 3 e 8 de abril, o Brasil vai sediar, pela primeira vez, a reunião do Comitê do Codex Alimentarius sobre Resíduos de Pesticidas (CCPR). O objetivo da 38ª reunião, que será realizada em Fortaleza, é definir o limite máximo de resíduos nos 420 produtos brasileiros presentes no Codex. As reuniões sobre resíduos são tradicionalmente conduzidas na Holanda.

Para o encontro em Fortaleza, são esperados representantes de 158 paises dos 170 paises signatários do Codex. Cerca de 200 organizações governamentais e não governamentais foram convidadas para o evento.

As plenárias devem reunir cerca de 400 participantes para discutir o estabelecimento de limites de resíduos de agrotóxicos em alimentos e rações, avaliações toxicológicas dos ingredientes ativos dos agrotóxicos bem como o levantamento de dados sobre diversidade de dietas.

O coordenador do Grupo Técnico de Resíduos de Pesticidas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Arlindo Bonifácio, explicou que o atendimento às normatizações do Codex é fundamental para a segurança do mercado exportador brasileiro. “O exportador que estiver fora dos padrões estabelecidos será rechaçado no exterior”, afirmou.

Alexandre Pontes, coordenador de Assuntos do Codex Alimentarius do Mapa, destacou que a importância do instrumento para a saúde pública. “Desde a sua criação, em 1962, o Codex gerou investigações científicas sobre os alimentos e contribuiu para que aumentasse consideravelmente a consciência da comunidade internacional acerca de temas fundamentais, como a qualidade e inocuidade dos alimentos e a saúde pública”.

Segundo ele, o Brasil está atento e busca atender as exigências de produzir alimentos seguros, de qualidade e com origem conhecida. Entre as ações do Mapa para atingir a excelência na oferta de alimento de seguro e com garantia de qualidade estão o Programa de Produção Integrada (PIF), o Programa de Alimentos Seguros (PAS) e o Programa Nacional de Monitoramento e Controle de Resíduos Químicos e Biológicos em Vegetais, entre outros.

O Códex Alimentarius é o fórum permanente da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (ONU) que trata da normatização de alimentos. O objetivo é proteger a saúde da população, assegurando práticas eqüitativas no comércio regional e internacional de alimentos.

 
 

Fonte: Ministério da Agricultura (www.agricultura.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.