CETESB ORGANIZA DEBATES SOBRE PROCESSO DE LICENCIAMENTO DE POSTOS DE COMBUSTÍVEL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

28/03/2006 - A CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental está promovendo uma série de debates, em diversas regiões do Estado, para esclarecer o processo de licenciamento ambiental de postos e sistemas retalhistas de combustíveis, atendendo à Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA nº 237, de 2000. Hoje (28/3) e amanhã (29/3), os debates estão ocorrendo na sede da CETESB, na Avenida Professor Frederico Hermann Jr., 345, Alto dos Pinheiros, em São Paulo, reunindo técnicos da agência ambiental e de empresas que atuam em projetos, licenciamento, instalações e passivos ambientais.

Os temas debatidos no primeiro dia são roteiro, documentação, equipamentos e instalações e certificações, prosseguindo amanhã com apresentações sobre passivos ambientais em SAAC (Sistema de Armazenamento Aéreo de Combustíveis), passivos ambientais em SASC (Sistema de Armazenamento Subterrâneo de Combustíveis) e remoção e desmobilização de SAC (Sistema de Armazenamento de Combustível).
O evento, denominado “Painel de Debates sobre o Licenciamento Ambiental de Postos e Sistemas Retalhistas no Estado de São Paulo”, já foi realizado em Taubaté e Mogi das Cruzes, envolvendo técnicos da CETESB que atuam nessas regiões e o setor empresarial. Os participantes foram unânimes em ressaltar a transparência e a forma como as regras de licenciamento foram estabelecidas e divulgadas, favorecendo a discussão e a troca de experiências, o que contribui para aperfeiçoar o processo de licenciamento.

Segundo Rodrigo Cunha, gerente do Setor de Planejamento de Ações Especiais da CETESB, “a avaliação dos participantes foi extremamente positiva indicando o acerto dos procedimentos adotados”.
O painel de debates será realizado, também, nas cidades de Limeira (11 e 12/4), Marília (3 e 4/5), Sorocaba (17 e 18/5), Ribeirão Preto (29 e 30/5) e São José do Rio Preto (1 e 2/6), envolvendo técnicos de todas as agências ambientais da CETESB e empresários das respectivas regiões. O evento é organizado pela Oryon Instituto Ambiental e os interessados podem obter mais informações no site da empresa: Oryon.
 
 

Fonte:Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Valéria Sousa Duarte)
Fotos: José Jorge

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.