CRIAÇÃO DE ÁREAS DE PROTEÇÃO DE ARAUCÁRIAS É COMEMORADA EM EVENTO PARALELO DA COP-8

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

25/03/2006 - Pinhais - A criação de 44 mil hectares de novas áreas protegidas no Paraná foi comemorada hoje (25) no Dia Brasil, evento paralelo da 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-8). São três unidades de conservação federais de proteção integral, que não permitem a presença de moradores: Reserva Biológica (Rebio) das Pedras (com 8.166 hectares), Rebio das Araucárias (14.919 hectares) e Rebio Campos Gerais (21.286 hectares).

"O decreto delas foi assinado pelo presidente Lula ontem ", informou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. "É uma vitória de quem enfrentou gargalhadas e muitas resistências. E isso apesar de ser apenas 0,5% dos 19 milhões de hectares do Paraná."

"É um banco genético de extrema importância", ressaltou o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério da Meio Ambiente, João Paulo Capobianco. Segundo ele, com as duas unidades já criadas em Santa Catarina e outras duas que devem ser criadas nas próximas semanas, são sete áreas que somam 110 mil hectares de floresta de araucárias protegidas. "Parece pouco se a gente pensar na Amazônia, mas é quatro vezes o que temos hoje nesse bioma."

"É a primeira vez que um anfitrião decide ter seu dia, compartilhar suas experiências", elogiou o secretário-executivo da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), Ahmed Djoghlaf. "E há dados louváveis, que o mundo todo tem que conhecer. Essa redução de 21% do desmatamento, em menos de dois anos, é fantástica. Ainda mais quando pensamos que o Brasil tem 30% dos organismos vivos do planeta".

A ministra Silva ressaltou que o Dia Brasil foi organizado não para citar ações do governo federal, mas para celebrar os 13 anos da CDB. "Eu quero aproveitar para homenagear minha equipe. Nosso caminho de trabalho foi seguir as gargalhadas daqueles que não acreditavam que conciliar desenvolvimento e sustentabilidade fosse possível".

"O Brasil de fato é um bom exemplo para a COP-8", discursou o representante do Fórum Brasileiro de Organizações Não-Governamentais e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (FBOMS), Marcelo Marquesini. "Mas ainda não temos um plano nacional para mudanças climáticas e a destruição da nossa biodiversidade continua".

A COP é o órgão deliberativo da CDB. Em Curitiba, até a próxima sexta-feira (31), estarão reunidos 3.600 representantes de 173 países. Neste fim de semana não haverá debates nem negociações oficiais.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Assessoria de imprensa (Thaís Brianezi)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.