ESTUDO DA CETESB MOSTRA MENOR ULTRAPASSAGEM DE CO E PI NA RMSP

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2006

28/03/2006 - “A qualidade do ar na Região Metropolitana de São Paulo apresentou melhora significativa em 2005, com apenas uma ultrapassagem de padrão dos poluentes monóxido de carbono (CO) e partículas inaláveis (PI)”. Esta é uma das principais conclusões do Relatório de Qualidade do Ar no Estado de São Paulo - 2005, divulgado hoje (28/03) pela CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, segundo explicou o presidente da empresa, Rubens Lara. A apresentação do documento, que já está disponível no site CETESB, contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, e de especialistas do Departamento de Tecnologia do Ar da companhia, entre eles o químico Jesuíno Romano, gerente da Divisão de Tecnologia de Avaliação da Qualidade do Ar, que fez uma exposição sobre os dados contidos no relatório.

Romano lembrou que, em 2004, haviam sido registradas cinco ultrapassagens de padrão de CO e, sete, de PI. Esses resultados chamam a atenção principalmente em razão das condições desfavoráveis para a dispersão, registradas durante o último inverno. No caso do ozônio - poluente secundário formado a partir dos hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio, em contato com a luz solar -, a situação foi inversa, com as condições meteorológicas favoráveis à dispersão, com a ocorrência de menos dias ensolarados, no período de primavera e verão. Em 2004, foram 117 ultrapassagens de padrão, contra 89 registradas em 2005. Houve também redução de dias com estado de Atenção - 25 no último ano, 32 no ano anterior.
Esses dados não indicam necessariamente que tenha havido redução significativa nas emissões desses poluentes. Para Romano, é cedo ainda para falar em melhoria, pois existem vários fatores que interferem nas concentrações dos poluentes ou na sua dispersão.

Para que se possa estabelecer uma tendência são necessários pelo menos cinco anos consecutivos dos resultados observados. Outro fato destacado é que, apesar do crescimento visível da frota de motos, o Programa de Controle da Qualidade do Ar para Motociclos e Similares já começa a mostrar efeito. O inventário das fontes apresentado no relatório indica que o total de CO emitido pelas motos foi de 245 mil toneladas/ano em 2005, 16 mil a menos que o registrado em 2004. Isso ocorre por uma provável renovação da frota, pois se os modelos fabricados em 2000 saíam da fábrica emitindo 12 gramas de CO, hoje o índice máximo permitido é de 3,13 g/km.

Cubatão e Interior

O relatório indica que a região de Cubatão, principalmente na Vila Parisi, área com predomínio das indústrias, ainda apresenta os níveis mais elevados de material particulado (MP) em todo o Estado. Em 2005, foram registrados 33 dias de ultrapassagens do padrão, pouco acima do que foi registrado em 2004, quando ocorreram 31 ultrapassagens desse parâmetro. Entre 1997 e 2002, no entanto a tendência era de queda, o que se reverteu a partir de 2003, quando foram registradas 64 ultrapassagens de MP. Nos dois últimos anos, o nível de Atenção também foi atingido.

Na Vila Parisi, assim como na área central do município, o padrão do ozônio também é constantemente ultrapassado, ainda que 2004 tenha apresentado uma redução significativa de ultrapassagens. Essa tendência se repete no Interior, onde o ozônio é o poluente que mais ultrapassa o padrão, conforme indicam as medições realizadas pelas estações fixas e móveis que a CETESB mantém em diversos pontos do Estado.

Paulínia é o município que mais se destaca, com 19 ultrapassagens de padrão registradas em 2005, ainda que esse número seja inferior a 2004, quando os padrões foram ultrapassados 30 vezes.

As partículas inaláveis se destacam nas medições realizadas em Limeira e Santa Gertrudes, com o registro de uma ultrapassagem do padrão anual para este poluente, situação que se repete em Cordeirópolis, no caso do padrão anual das partículas totais em suspensão.

 
 

Fonte:Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Eli Serenza)
Fotos: José Jorge

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.