GOVERNO LANÇA PROJETO “BIBLIOTECA DA BIODIVERSIDADE”

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Março de 2006

25/03/2006 - O vice-governador e secretário da Agricultura e Abastecimento Orlando Pessuti e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, lançaram na última quarta-feira (20), na sede da Federação da Insdústria do Estado do Paraná (Fiep) o projeto “Biblioteca da Biodiversidade”. O projeto, desenvolvido pelo programa Paraná Biodiversidade, repassará às bibliotecas das escolas da rede estadual de ensino um acervo de livros relacionados à biodiversidade.

“Considero um privilégio ter sido secretário da Agricultura em um momento rico de debates e que trouxe à tona a discussão da agricultura aliada a biodiversidade. A integração entre os conceitos e os resultados em campo demonstram que o governo conseguiu concientizar os produtores rurais sobre a necessidade da preservação”, disse Pessuti.

O material será distribuído por meio das Secretarias Municipais de Educação dos 63 municípios beneficiados pelo Programa e núcleos regionais de educação. “A idéia é disseminar o conceito e os conhecimentos sobre biodiversidade para que as comunidades locais possam desenvolver um processo sustentável de preservação e conservação do meio ambiente”, disse Cheida.

Ele explicou que quando uma espécie se reproduz isoladamente ela se torna fraca. “A preservação de remanescentes florestais é um dos pontos fundamentais para garantia da reprodução das espécies, e o Programa Paraná Biodiversidade está conectando fragmentos de vegetação para possibilitar o fluxo contínuo da fauna e flora no estado”, relatou Cheida.

Educação - Os livros que fazem parte da “Biblioteca da Biodiversidade” foram selecionados por técnicos e especialistas que estão executando o programa no Estado e priorizam a abordagem da educação ambiental, práticas ambientais, biologia da conservação e espécies brasileiras.

O coordenador do programa Paraná Biodiversidade, Erich Schaitza, disse que o material será enviado, ainda este mês, para as Secretarias Municipais e núcleos de educação para distribuição. “É acervo que enriquecerá o trabalho em sala-de-aula. Já capacitamos milhares de professores em todo o estado sobre a necessidade de preservação da biodversidade local e o objetivo é garantir a sustentabilidade deste trabalho”, explicou Erich.

COP8 - O evento foi realizado paralelamente a 8ª Reunião das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8), que acontece em Curitiba e contou com a participação dos 63 secretários de Meio Ambiente dos municípios atendidos pelo Programa.

Logo após o encontro, os secretários visitaram a exposição “Biodiversidade é Capital”, que está divulgando projetos e produtos desenvolvidos pelas indústrias, considerando critérios de conservação da biodiversidade.

No final da tarde, o grupo esteve no Expotrade, em Pinhais, visitando estandes e projetos que abordam os biomas brasileiros e Unidades de Conservação.

O Programa – O Programa Paraná Biodiversidade, é desenvolvido em parceria entere as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, sob a coordenação da Secretaria de Planejamento.

Cerca de U$ 32 milhões estão sendo investidos no Programa com apoio financeiro do GEF - Fundo Mundial para o Meio Ambiente, através do Banco Mundial. O trabalho é considerado pelo GEF como uma experiência pioneira no mundo.

O processo é realizado com a conexão de remanescentes de florestas com Unidades de Conservação e Áreas de Preservação Permanente (APP). A iniciativa prevê a recuperação da biodiversidade em três regiões do estado nos corredores Araucária, Iguaçu - Paraná e Caiuá - Ilha Grande, escolhidos pela importância estratégica de remanescentes de ecossistemas originais do Paraná. O Programa abrange 63 municípios, 2,10 mil hectares em áreas.

Famílias - Além da conexão de remanescentes florestais o programa trabalha com outras vertentes que prevêem a estruturação de processos de educação ambiental da população que vive no entorno dos corredores, implantação de rigoroso sistema de fiscalização, recomposição florestal, reestruturação das unidades de conservação e Parques e planejamento do uso do espaço agrícola.

Cerca de 20 mil famílias rurais inseridas nos corredores de biodiversidade estão recebendo recursos e apoio técnico para transformar suas áreas em propriedades ambientalmente corretas. A idéia é converter a agricultura e pecuária tradicional para uma agricultura de menor impacto ao solo e meio ambiente, como por exemplo, o uso de sistemas agroecológicos, agricultura conservacionista e orgânica assim como o uso de tecnologias alternativas.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.