GT DISCUTIRÁ DEFESA DA DIVERSIDADE DA FLORA E FAUNA DO PAMPA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

Curitiba (30/03/2006) - Além das vastas extensões de campos, o Pampa possui outros ecossistemas: os banhados (áreas alagadas protegidas por lei e fundamentais à reprodução da vida e à regulação dos ciclos de água) e as matas ciliares (ou de galeria), que acompanham o curso dos rios e servem de refúgio para a rica vida animal da região, composta basicamente por espécies de avifauna e mamíferos de médio e pequeno portes, como roedores, graxains ou sorros, mãos-peladas, tatus, além de espécies raras, como o tamanduá-mirim, que correm risco de extinção com a conversão do campo em lavouras ou em monoculturas florestais.

Embora sem estudos conclusivos, pesquisas indicam a presença de 476 espécies de aves, 102 de mamíferos e 50 de peixes. Entre os animais tradicionais, foram catalogados a ema, o ratão-do-banhado, a capivara, o graxaim, o gavião-chimango, o tatu, o veado-campeiro, o lobo-guará e o quero-quero. Conhecida como Sentinela dos Pampas, pela estridência diante de estranhos próximos a seu ninho, o quero-quero é símbolo do Rio Grande do Sul. Só muito recentemente foram descobertos o papa-mosca-do-campo, a curruíra-do-campo e uma variedade de tuco-tuco. Todos esses animais dependem da integridade da paisagem pampeana, de amplos horizontes, para abrigo e alimento e procriação.

Flora - A vegetação do Pampa é composta basicamente por ervas e arbustos, matas ciliares e de encostas, banhados e alguns bosques isolados (ou capões, que na língua indígena significa “mata redonda”). O bioma abriga cerca de cem espécies de árvores e arbustos e algo como 200 espécies de gramíneas. Rico em cactáceas, bromeliáceas e orquidáceas, possui algumas plantas endêmicas. Sete gêneros de cactos e bromélias só ocorrem no Pampa.

Dentre as espécies vegetais nativas, várias gramíneas e leguminosas são forrageiras, ou seja, servem de alimento para animais herbívoros, como bois e ovelhas, o que define a vocação de uso sustentável local: a pecuária.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.