REPRESENTANTES DO CERRADO E CAATINGA PEDEM PRESSA NA APROVAÇÃO DA PEC 155

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2006

29/03/2006 - Representantes de organizações ligadas ao Cerrado e à Caatinga querem pressa na aprovação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) 155/95, que modifica o parágrafo 4° do art. 225 da Constituição Federal, reconhecendo os dois biomas como Patrimônio Nacional. Eles estiveram nesta quarta-feira (29) em Curitiba, onde participam da 8ª Conferência das partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP-8). Atualmente, se enquadram neste status de reconhecimento o Pantanal, Floresta Amazônica, Mata Atlântica e Serra do Mar.
O secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, João Paulo Capobianco, informou que a ministra Marina Silva estará no Congresso Nacional, no próximo dia 4 de abril, para instalar a Comissão Nacional do Cerrado, criada por decreto presidencial. "O Conacer será uma das nossas resposta. Já estamos trabalhando para colocar na pauta de votação a PEC o mais rápido possível", disse. Formada por diversos ministérios e entidades da sociedade civil e acadêmica, a comissão auxiliará na elaboração e implementação de políticas públicas para o bioma segundo informações do coordenador do Núcleo Cerrado no MMA, Mauro Pires.
O ato será uma forma de esclarecer os parlamentares sobre a importância da matéria, que tramita há 11 anos. O texto está na Comissão Especial do Cerrado, criada há dois anos na Câmara dos Deputados, mas emperrada pela bancada ruralista. Até hoje não houve nenhuma reunião.
Além da agilização na tramitação da PEC, as entidades ligadas aos dois biomas querem intensificar o processo de criação de Unidades de Conservação e defendem uma maior interação com os ministérios da Agricultura e Desenvolvimento Agrário. O secretário-executivo do MMA, Claudio Langone, afirmou que as demandas das regiões são todas factíveis e sintonizadas com as estratégias do ministério.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Gisele Teixeira)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.