ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS DA ÁGUA É O TEMA DO PRIMEIRO CURSO DO ANO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2006

07/04/2006 - A CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental preparou para 2006, como faz anualmente, uma agenda de cursos e treinamentos práticos especializados na área ambiental, para atender especialmente o público externo transferindo conhecimentos técnicos e científicos adquiridos em 37 anos de experiência. Foram programados 38 cursos, entre os meses de abril a novembro, voltados a empresas que desejam manter seu quadro técnico atualizado e competitivo.

O primeiro curso realizado neste ano foi o de "Análises Microbiológicas da Água". Trata-se de um Treinamento Prático Especializado - TPE, realizado sob a coordenação técnica da farmacêutica e bioquímica Elayse Maria Hachich, com a participação da bioquímica Maria Inês Zanoli Sato, biomédica Maria Cristina L. S. Coelho, bióloga Marisa Di Bari, bióloga Nancy de Castro Stoppe, farmacêutica e bioquímica Solange Rodrigues Ramos e da bióloga Suzi Cristina Garcia, como docentes.

O treinamento, voltado particularmente a empresas de consultoria, órgãos de saneamento e meio ambiente e outros, de todo o país e do Exterior, iniciou-se no dia 3 de abril passado com encerramento previsto para hoje (7/4), às 17 horas, com a participação de 21 alunos. O principal objetivo do curso é transmitir aos alunos a teoria e a prática dos principais métodos analíticos empregados nas análises, com ênfase nos indicadores de contaminação fecal.

Segundo a coordenadora do treinamento, Elayse Hachich, "a poluição por material fecal de origem humana e animal torna as águas um veículo de transmissão de doenças infecciosas, causadas por bactérias, vírus e parasitas patogênicos. Devido ao seu elevado potencial de disseminação, essas doenças representam um importante risco à saúde humana, e são responsáveis por elevada morbidade e mortalidade, principalmente entre crianças dos países em desenvolvimento".

Hachic explicou que uma das estratégias mais viáveis para o controle da qualidade microbiológica da água é a avaliação da presença de microorganismos indicadores de contaminação, que pode ser realizada por meio de métodos laboratoriais simples, rápidos e de baixo custo e que isso pode ser realizado em laboratórios, sem demandar investimentos muito elevados.

O curso abordou, ainda, temas relacionados à legislação sobre a qualidade das águas e o controle de qualidade analítica em laboratórios de análises microbiológicas, que garante a exatidão, precisão e reprodutibilidade dos resultados gerados.

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Wanda Carrilho)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.