GOVERNO INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL E TRIPLICA NÚMERO DE AUTOS DE INFRAÇÃO

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Abril de 2006

05/04/2006 - A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), triplicou o número de autos de infrações lavrados no último ano.

Em 2005, o IAP intensificou o monitoramento dos recursos naturais no Estado e triplicou o número de autuações, se comparado ao ano anterior. No ano passado, os 22 escritórios regionais do instituto ambiental emitiram mais de sete mil autuações por crimes ambientais; em 2004, foram cerca de 2,3 mil. Neste ano, somente no primeiro bimestre já foram emitidas cerca de mil autuações.

“Cerca de 60% dos crimes ambientais são cometidos contra a flora, seguida de danos à natureza causados pelas indústrias – aproximadamente 13%”, destacou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e presidente do IAP, Rasca Rodrigues. Segundo ele, a maioria dos crimes contra a flora está relacionada a cortes irregulares, desmates e queimadas.

Para coibir os crimes ambientais, foi criado em 2004 o Programa Força Verde – um grupo especial de fiscalização ambiental que integra as ações dos agentes do IAP e policiais do Batalhão de Polícia Florestal. “Agregando o trabalho realizado pelo IAP às ações da Polícia Florestal, que tem uma importância enorme no combate e prevenção de irregularidades ambientais, estaremos somando esforços e priorizando a prevenção, única forma de evitar danos ao meio ambiente”, completou Rasca, que ainda disse que a proposta de integração das equipes é uma iniciativa pioneira.

O programa já investiu mais de R$ 7 milhões na compra de equipamentos utilizados para a fiscalização, como dois motoplanadores e um avião Skyline, dois helicópteros, barcos, viaturas e motos.

Litoral - No litoral do Estado, as operações de fiscalização da costa paranaense vem sendo realizadas semanalmente, em terra e também em alto mar. Para reprimir a pesca predatória, foram realizadas mais de 21 blitze desde o início deste ano, que geraram 18 autos de infração e a apreensão de mais 2,1 mil metros de rede.
A emissão de esgoto irregular também foi monitorada neste período; na Ilha do Mel 34 propriedades foram notificadas, outras 34 foram multadas por emissão de esgoto irregular e 23 Relatórios de Inspeção Ambiental foram redigidos.

Durante a temporada de verão, o instituto também realizou blitz para controlar a poluição sonora. Três equipes do IAP trabalharam das 21 às 4 horas da madrugada com o decibelímetro, aparelho utilizado para medir altura do som. Foram realizadas mais de 2.607 medições durante as fiscalizações de poluição sonora nos estabelecimentos de todo o Litoral.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Paraná (www.pr.gov.br/meioambiente)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.