NESTLÉ OBTÉM PATENTE SOBRE CAFÉ TRANSGÊNICO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2006

05-04-2006 - Zurique (Suíça) - A patente foi concedida na Europa, mas a empresa já solicitou o direito de propriedade sobre o café transgênico no Brasil

Desde o final de fevereiro de 2006, a Nestlé, gigante do setor de alimentos, é dona de uma patente sobre café transgênico. A patente, concedida pelo Escritório Europeu de Patentes, refere-se a uma variedade geneticamente modificada de café que bloqueia a produção de uma enzima e aumenta a solubilidade do café em pó. A patente garante à Nestlé o direito de propriedade intelectual de todo o processo tecnológico, das plantas transgênicas e também do uso dos grãos de café para a produção de café solúvel. No Brasil, a multinacional suíça já solicitou essa patente aos órgãos responsáveis.

A requisição de tais patentes mostra que a Nestlé está se voltando para a engenharia genética por razões econômicas e que a empresa busca conseguir o total controle da produção de alimentos. No entanto, no Brasil e em muitos outros países, a empresa declara que não utiliza ingredientes derivados de organismos geneticamente modificados.

“O fato da Nestlé solicitar a patente deste café transgênico mostra que a empresa está se encaminhando para o comércio de produtos geneticamente modificados“, disse Marianne Künzle, coordenadora da campanha de engenharia genética do Greenpeace Suíça. “E, o que é ainda pior: para garantir o monopólio no cultivo de alimentos, a planta do café foi patenteada como se tivesse sido inventada pela Nestlé“.

Depois dessa patente, cafeicultores vão se tornar ainda mais dependentes da Nestlé. “Muitos produtores de café lutaram por décadas para conseguir um café orgânico de qualidade e o comércio justo desses grãos. Tudo o que eles conseguiram está sendo ameaçado pelo café transgênico“, disse Victor Perezgrovas, presidente da Coordenação para Comércio Justo na América Latina e no Caribe. “O café transgênico representa um enorme retrocesso para todos os agricultores que plantam café na América Latina. Haverá a cobrança de royalties sobre as variedades transgênicas, e o agricultor vai ficar preso ao controle do dono da patente“.

A Nestlé já anunciou o pedido de outras patentes, como a de bactérias transgênicas de iogurte e a de cacau transgênico. Algumas patentes similares já foram concedidas na Europa.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.