CRIAÇÃO DE CONSELHO REGIONAL E DE MINISTÉRIOS DOS POVOS INDÍGENAS SÃO ALGUNS DOS TEMAS DE CONFERÊNCIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

13/04/2006 - Brasília - A criação de um Ministério dos Povos Indígenas voltado para a consolidação das ações referentes aos povos indígenas foi a principal reivindicação de 170 lideranças do Nordeste e Leste que, em dezembro, assinaram o documento final na conferência realizada em Maceió (AL).

Já os povos do Mato Grosso do Sul, representantes de sete etnias reivindicam, além do reconhecimento, demarcação, homologação e registro das terras indígenas, o direito à autonomia e autodeterminação sem prejuízo da tutela.

Essas foram algumas das discussões levantadas no segundo dia da Conferência Nacional dos Povos Indígenas, que reúne até o dia 19, em Brasília, cerca de 800 lideranças indígenas de 225 etnias de todo país. O encontro tem por objetivo debater e consolidar as propostas apresentadas por eles durante as nove conferências regionais realizadas ao longo do ano passado.

Cerca 200 índios representantes das etnias Guarani, Kaingang, Xokleng e Xetá, dos povos indígenas do sul, propuseram, ao final da conferência indígena regional de junho de 2005, a criação de um Conselho Regional indígena para tratar dos assuntos fundiários, informar e orientar as comunidades indígenas e ajudar órgãos governamentais no debate e formulação de políticas públicas.

Os representantes dos povos de Goiás, Tocantins e leste do Mato Grosso pediram que as políticas pedagógicas das escolas sejam adequadas a cada povo, além da criação de um conselho indígena regional independente e deliberativo que fiscalize as ações orçamentárias e financeiras da educação.

Mais de 32 etnias de Mato Grosso que participaram da conferência regional em outubro passado, reivindicaram a consolidação de um novo Estatuto do Índio. Já os representantes dos povos indígenas do Amazonas e Roraima destacaram a necessidade de criação de um partido e de um Parlamento Indígena. E pediram que o novo Estatuto dos Povos Indígenas seja de autoria dos próprios índios.

Representantes de 43 etnias dos estados de Rondônia, Acre e Sul do Amazonas pediram que o termo "tutela" seja substituído por proteção, de modo a garantir a autonomia e autodeterminação dos povos indígenas. Eles pedem também que a carteira de identidade e a certidão de nascimento, ambas emitidas pela Fundação Nacional do Índio (Funai), sejam reconhecidas em qualquer instância pública.

Durante a Conferência Regional dos Povos do Sudeste, realizada em São Paulo no final do ano passado, representantes das etnias Pankararu, Pankararé, Fulni-ô, Guarani, Terena, Krenak e Kaingang, propuseram que a tutela do Estado sobre o índio seja mantida e que sirva como instrumento de políticas públicas de proteção para melhor organização dos povos, respeitando culturas, linguagens e costumes. Os Povos do Amapá, Pará e Maranhão, pediram que as terras indígenas continuem como patrimônio da União e o fim da terceirização da saúde indígena.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Érica Santana

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.