INPE FAZ DESCARTE CORRETO DE RESÍDUOS QUÍMICOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

12/04/2006 - Monitoramento da Amazônia, previsão do tempo, observação do buraco na camada de ozônio são algumas atividades do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia, que visam ao desenvolvimento e bem-estar humanos. Mas a preocupação com o meio ambiente não se restringe a fenômenos externos, ela está dentro dos muros da Instituição, que é sediada em São José dos Campos (SP). Prova disso é a Comissão Permanente para Produtos Químicos, criada pelos próprios funcionários para a eliminação correta dos resíduos gerados pelo Instituto.

No último dia 5 de abril, foram retiradas cinco toneladas de resíduos químicos produzidos, principalmente, nos laboratórios de química do Inpe, como os laboratórios de Integração e Testes (LIT), de Sensores e Materiais (LAS), e de Plasma (LAP). Nesse primeiro descarte, a maior parte dos resíduos veio do Laboratório de Circuito Impresso, que possuía grande quantidade de produtos vencidos devido à redução das atividades de produção desse laboratório.

A comissão para produtos químicos é responsável por três atividades: revisar e atualizar o manual de produtos químicos do Inpe, implementar e manter a infra-estrutura do almoxarifado e elaborar projetos básicos para contratação de serviços de descarte de resíduos químicos.

“Enquanto estão armazenados, esses resíduos podem causar danos à saúde dos funcionários em um eventual acidente. No caso de descarte indevido, a pior conseqüência é a contaminação da água dos rios e lençóis freáticos. Como exemplo, podemos citar o descarte de óleos: 1 litro de óleo pode contaminar 1 milhão de litros de água”, afirma Maria Lucia Brison de Mattos, do LAS/Inpe.

Criada em 12 de julho de 2005, a Comissão Permanente para Produtos Químicos reúne 14 servidores do Instituto, entre eles funcionários que trabalham na área de química de seus departamentos e, ainda, técnicos, um engenheiro de segurança e um administrador de empresas.

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (INPE)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.