PESQUISA CIENTIFICA É CONFUNDIDA COM BIOPIRATARIA

Panorama Ambiental
Belém (PA) – Brasil
Abril de 2006

11/04/2006 - Centro e três exemplares da fauna amazônica coletados pelo pesquisador André Ravetta na primeira expedição científica à Reserva de Desenvolvimento Sustentável Cujubim (AM) foram apreendidos no Aeroporto Internacional de Belém, nesta segunda-feira, dia 10, por fiscais da Receita Federal e do Ibama. O caso vem sendo amplamente divulgado como biopirataria e tráfico de animais.

André Ravetta, jovem e dedicado pesquisador da organização ambientalista Sociedade para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente – SAPOPEMA, mestre em primatas da Amazônia com dissertação defendida na Pós Graduação em Zoologia (curso organizado pelo Museu Goeldi e UFPA), como todos os demais pesquisadores participantes da expedição tinha autorização do IBAMA para coleta e transporte do material biológico. Os especialistas em mamíferos do Museu Goeldi orientaram Ravetta quanto as espécies mais interessantes para coletar e o certificaram com documentação que garantia o interesse da instituição em receber o material coletado.

A licença de coleta e transporte foi emitida pelo Ibama de Manaus com a informação de que o material seria depositado no INPA. Inexperiente no procedimentos do órgão fiscalizador, o pesquisador esqueceu um elo importante no processo – não solicitou ao Ibama licença para transportar o material bilógico para depósito no Museu Goeldi (Belém-Pará). O erro colocou em risco o recebimento, a guarda, a catalogação e o estudo do material coletado.

Entre os exemplares coletados por Ravetta, material de alto interesse científico, encontra-se uma espécie pouco registrada no Brasil. O Museu Goeldi manifesta sua preocupação como este caso está sendo divulgado erroneamente na imprensa e com as condições inadequadas de guarda desse valioso material para a pesquisa científica, que em pouco tempo pode ser danificado se não for abrigado em prédio equipado com imunizadores e com temperatura estabilizada em 18 graus. Apenas o Museu Goeldi e o INPA tem condições na região amazônica de receber e acondicionar o material biológico e por isso são considerados pelo governo federal como fiéis depositários.

"Os espécimes apreendidos pelo IBAMA representam a base para que pesquisas cuidadosas sobre a biodiversidade amazônica possam ser desenvolvidas. Essa é a primeira coleção de mamíferos de uma região nunca antes visitada por qualquer cientista", ressalta Ima Vieira, diretora do Museu Goeldi.

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Museu Goeldi/Joice Santos)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.