HOMOLOGAÇÃO DE TERRA INDÍGENA LEVA PREFEITO A DEFENDER INCORPORAÇÃO DE CIDADE À VENEZUELA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

20/04/2006 - Pacaraima - A Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, foi homologada no ano passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Este mês, venceu o prazo para que os produtores de arroz com cultivos na área saírem da terra. O prefeito do município de Pacaraima, Paulo César Quartiero, não concorda com a determinação do governo federal e sugere, inclusive, a incorporação da cidade à Venezuela.

"A população está insatisfeita com o governo brasileiro, que não lembra que nós existimos, apenas quando é para nos prejudicar. Nós chegamos até a pensar em um plebiscito para que a população decida", afirma o prefeito e também proprietário de duas fazendas dentro da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

"A homologação da Terra Indígena vai atrapalhar o desenvolvimento do estado e a economia vai ficar insustentável. O arroz é responsável por 11% do PIB de Roraima. Se a Justiça decidir pela expulsão desses produtores, não há outro lugar dentro do estado que reúna condições tão favoráveis ao plantio de arroz."

Pacaraima fica a cerca de 230 quilômetros de Boa Vista. De acordo com Paulo César Quartiero, o município de Pacaraima é o mais afetado pela homologação da Raposa Serra do Sol. Segundo cálculos da prefeitura, apenas 2,3% da área do município está fora da Terra Indígena. O prefeito reclama que o pedaço que sobra é montanhoso e não serve para desenvolver nenhuma atividade econômica.

A população de Pacaraima parece não concordar com a empreitada do prefeito. Em mais de três horas andando pelas ruas do município, a equipe da Radiobrás não encontrou nenhum morador que concordasse com a sugestão de Quartiero.

Para Jade Gomes da Silva, 22 anos, a intenção do prefeito é absurda. "Não precisamos que Pacaraima passe a ser parte da Venezuela. Apesar das dificuldades, vivemos bem do jeito que está. E o mais importante é que somos brasileiros, e disso acho que nenhum morador daqui abre mão", lembra a moradora.

A prefeitura de Pacaraima entrou, na última quinta-feira com pedido de anulação da Homologação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. O executivo municipal alega que a reserva vai fazer com que o município desapareça. Pacaraima tem 9 mil habitantes. A taxa de desemprego da localidade é de 15 % da população ativa. Com a extinção das fazendas de arroz, estima-se que esse número pode chegar a 23%.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Alisson Machado

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.