MINISTÉRIO DISCUTE POLÍTICAS PARA A BIODIVERSIDADE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

17/04/2006 - A biodiversidade brasileira é pauta de reunião iniciada hoje (17) no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). O acompanhamento e a avaliação do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) apresentará os resultados do período de janeiro de 2005 a março de 2006 e, ainda, as propostas de trabalho para a próxima etapa, que ocorrerá de junho deste ano a maio de 2007. A reunião prossegue até amanhã (18).

Pela manhã, com a participação do secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCT, Luiz Antônio Barreto de Castro, foram expostas as políticas do PPBio em relação a coleções e inventários biológic, e uma política de dados para o Programa. Até amanhã ainda serão apresentados os resultados e propostas de trabalhos realizados no Semi-Árido e na Amazônia.

O PPBio lançou, em março deste ano, durante a 8ª Conferência das Partes da Convenção de Diversidades Biológicas (COP 8), da Organização das Nações Unidas (ONU), três publicações. As Diretrizes e Estratégias para a Modernização de Coleções Biológicas Brasileiras e a Consolidação de Sistemas Integrados de Informação sobre Biodiversidade, trabalho realizado em parceria com as sociedades brasileiras de Botânica, Microbiologia e Zoologia, contém um diagnóstico completo da situação da capacitação de recursos humanos e da infra-estrutura de pesquisa para a taxonomia zoológica, botânica e microbiológica no País. O documento propõe metas para aprimorar a taxonomia no País num prazo de três a 10 anos.

As outras duas publicações dizem respeito à biodiversidade do Nordeste brasileiro. O livro Para um melhor conhecimento do Semi-Árido brasileiro traz um amplo resumo do conhecimento da biodiversidade do semi-árido, além da lista de verificação de plantas da região Nordeste, constituindo-se num levantamento completo da biodiversidade nordestina - o primeiro de uma região inteira -, com mais de oito mil espécies catalogadas.

Programa
O objetivo central do PPBio é articular a competência regional e nacional para, de forma planejada e coordenada, ampliar e disseminar o conhecimento da biodiversidade brasileira. As atividades constam do Plano Plurianual (PPA) 2004-2007 do governo federal, em quatro ações: (1) Apoio à Implantação e Manutenção de Redes de Inventário da Biota; (2) Apoio à Manutenção, Ampliação e Informatização de Acervos Biológicos (coleções ex situ); (3) Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento em Áreas Temáticas da Biodiversidade; e (4) Desenvolvimento de ações estratégicas para políticas de pesquisa em biodiversidade.

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Rachel Mortari)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.