MINISTRO DEFENDE PROGRAMA PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

27/04/2006 - O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, anunciou em seu discurso no 33º aniversário da Embrapa, comemorado ontem, dia 26 de abril, que o Programa Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (Prolapec) é uma das principais ações de pesquisa e de transferência de tecnologia para fomento do agronegócio e a sustentabilidade dos ecossistemas brasileiros.

A iniciativa visa reunir a produção de grãos, carne, leite e fibras com a preservação ambiental, poupando o avanço das atividades produtivas sobre patrimônios ambientais como a Floresta Amazônica.

Este ano o Prolapec contará com o suporte financeiro de R$ 4,5 milhões de reais, a serem utilizados ao longo dos próximos três anos em ações de transferência de tecnologia e estudos complementares. Os recursos são provenientes de fundos setoriais do Ministério da Ciência e tecnologia (MCT), liberados no início de março.

O sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta, que é fruto de pesquisas da Embrapa, poderá ser utilizado em cerca de 40 milhões de hectares em todas as áreas de produção do Brasil. A empresa tem 18 de seus centros de pesquisa envolvidos no Programa.

Assinaturas - Ontem também foi firmado o Termo de Cooperação entre a Embrapa e a Associação Brasileira de Agribusiness da Região de Ribeirão Preto (Abag) para ações do Programa Embrapa & Escola, no estado de São Paulo e a assinatura de um contrato de cooperação técnica e financeira com a Fundação Zerbini, que coordena a área de pesquisas e desenvolvimento junto ao Instituto do Coração (INCOR).

Também foi assinado termo de cooperação Associação Brasileira de Agribusiness em Ribeirão Preto, cujo objetivo é desenvolver ações do Programa Embrapa & Escola no Estado de São Paulo. A iniciativa visa despertar nos estudantes das redes pública e privada de ensino o interesse pelos afazeres da ciência, aproximando o público infanto-juvenil do desenvolvimento tecnológico alcançado nas últimas três décadas pela agropecuária nacional.

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Valéria Costa)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.