CURSO ATRAIU 200 PARTICIPANTES E PÔDE, TAMBÉM, SER ACOMPANHADO PELA INTERNET

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2006

28/04/2006 - A Secretaria do Meio Ambiente do Estado realizou, hoje (27/4), o segundo módulo do curso Educação Ambiental: Tendências e Recursos Pedagógicos, enfocando o tema Educação Ambiental Crítica, destinado a educadores, estudantes e representantes de organizações não-governamentais. A atividade ocorreu no Centro de Capacitação de Educadores Professor André Franco Montoro, na Rua João Ramalho, 1.546, Perdizes, em São Paulo.

O evento, que faz parte do Ciclo de Cursos de Educação Ambiental, organizado pelo Departamento de Educação Ambiental da Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental - CPLEA, órgão da Secretaria do Meio Ambiente, consistiu de palestras de especialistas da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp e da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
O curso iniciou-se com a apresentação do tema “Educação Ambiental Crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis”, por Gustavo Ferreira, sociólogo e doutor em Sociologia ambiental pela UNICAMP, que falou sobre a necessidade de mostrar às pessoas que a temática da educação ambiental é diversificada e transformadora.

Gustavo acredita que iniciativas como a da Secretaria do Meio Ambiente são fundamentais, criando oportunidade para que as pessoas possam ouvir e participar de debates e trocar idéias e experiências. Segundo o sociólogo, a educação ambiental contribuiu para tornar a crise ambiental uma matéria de interesse geral, fazendo com que o próprio governo criasse órgãos voltados para a preservação do meio ambiente. “É como se você estivesse plantando sementes nas mentes das pessoas”, disse.

A segunda palestra abordou o tema “Educação Ambiental Crítica: pressupostos e desafios na contemporaneidade”, apresentado por Carlos Loureiro, biólogo e doutor em Serviço Social pela URFJ. Carlos revelou que há uma diversificação maior na área da educação ambiental neste momento, com uma penetração mais ativa nas suas várias instâncias, vendo-se também um amadurecimento teórico mais ampliado. “Vejo a educação ambiental consolidada como política pública e como um direito universal e acessível à população”, declarou Carlos.

Estavam presentes no curso cerca de 200 participantes, sendo a maioria de profissionais da área de educação, como Maria José Morgado, professora das redes municipal e estadual de ensino, onde leciona a disciplina de Ciências para alunos do ensino fundamental. Segundo a docente, quanto mais jovens os alunos, mais atuantes são na multiplicação da informação. “Os alunos de terceira e quarta séries cobram dos pais o que aprendem na escola, diferente dos alunos da oitava série que se mostram mais indiferentes”, afirma Maria que, com a sua experiência, aponta um caminho mais efetivo para a disseminação da preocupação com o meio ambiente.

As palestras também foram acompanhadas nas 90 delegacias de ensino do Estado através de vídeo-conferência, pela Internet. Além de professores e profissionais da área, o curso também pôde ser acompanhado por internautas pelos sites www.educacao.sp.gov.br , da Secretaria Estadual da Educação, e www.rededosaber.sp.gov.br , da Rede do Saber.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Valéria Sousa Duarte)
Foto: José Jorge

 
 
 
 
 
 

 

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