DIRETORIA DO MINISTÉRIO DAS CIDADES DEFENDE ATERROS SANITÁRIOS DE PEQUENO PORTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

24/04/2006 - Rio - Os ministérios do Meio Ambiente e das Cidades tem estimulado prefeituras brasileiras a formarem consórcios para melhorar o tratamento do lixo. Hoje (24), durante o Simpósio Internacional de Tecnologias e Tratamento de Resíduos, a diretora de Gestão e Manejo de Resíduos Sólidos do Ministério das Cidades, Nádia Limeira Araújo, defendeu a criação de aterros de pequeno porte como forma de facilitar o emprego de tecnologias.

Entre elas, o aproveitamento do gás metano produzido pelo lixo e a reutilização dos resíduos em programas sociais de geração de renda. "Estamos preocupados com o benefício na ponta", ressaltou Araújo. "Não é interessante simplesmente repassar recursos para uma prefeitura fazer aterro sanitário se não houver equipamento adequado para manipular e tratar os resíduos. Nossa função é monitorar a qualidade do aterro e dos resultados dos programas implementados."

De acordo com a diretora, a preocupação central do governo é com tranformação dos aterros sanitários em lixões, onde "comunidades inteiras buscam por comida ou objetos de algum valor para sobreviver". Para evitar que isso aconteça, as prefeituras podem se candidatar a cursos de capacitação sobre como gerenciar os resíduos sólidos e a intercâmbios com especialistas de países como Alemanha, Holanda, Itália, Portugal e Japão.

O Simpósio Internacional de Tecnologias e Tratamento de Resíduos reúne até a próxima quinta-feira (27), no centro do Rio de Janeiro, especialistas do Brasil e de vários outros países. Entre as experiências analisadas na reunião está a de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O município foi o primeiro no país a utilizar um mecanismo de tratamento limpo para o lixo. A técnica consiste no aproveitamento do gás metano como combustível para máquinas agrícolas.

O encontro foi organizado pela Coordenação de Programas de Pós-graduação em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. De acordo com dados da própria COPPE, o Brasil produz diariamente mais de 140 mil toneladas de lixo e dos 5.560 municípios brasileiros, mas de 4 mil despejam o lixo em locais impróprios, sem qualquer tipo de tratamento.

 
 

Fonte:Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Cristiane Ribeiro

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.