IBAMA INTENSIFICA FISCALIZAÇÃO DA LAGOSTA NO LITORAL DO PIAUÍ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

Brasília (26/04/06) - Fiscais do Escritório Regional do Ibama na Parnaíba (PI) intensificaram a operação de combate à pesca predatória da lagosta no litoral do Piauí, cujo período de defeso vai até 30 de abril. No último sábado, os fiscais apreenderam uma embarcação com cerca de 120 kg do crustáceo e lavraram auto de infração no valor de R$ 26.200,00. Toda a lagosta apreendida já foi doada para instituições de caridade da região. Ao todo, já foram lavradas dez notificações e cinco Termos de Advertência.

A operação, coordenada pelo Escritório Regional do Ibama na Parnaíba, conta com a parceria da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Capitania dos Portos do Piauí, da Secretaria Estadual de Fazenda e da Polícia Militar. Além da utilização de barcos na fiscalização, barreiras foram montadas nas principais vias de acesso ao maior centro consumidor da lagosta, que é Fortaleza (CE).

Segundo o chefe do escritório regional, Fernando Gomes, mesmo após o período de defeso da lagosta a fiscalização continuará verificando a pesca com equipamentos de mergulho, o tamanho mínimo de captura e vistoriando as embarcações não permissionadas. "A produção da lagosta no estado é totalmente proveniente da pesca artesanal e vem se observando anualmente um incremento cada vez maior da frota com a captura cada vez mais elevada de indivíduos jovens (sobre-pesca de recrutamento) e a utilização de métodos de pesca proibidos (mergulho). Por isso, medidas de ordenamento devem ser efetivamente implementadas para assegurar o uso sustentável do recurso pesqueiro", explica Gomes.

A produção lagosteira desembarcada no estado do Piauí é, em média, de 50 toneladas por ano. Segundo informações do Escritório Regional do Ibama na Parnaíba, é expressivo o número de embarcações oriundas do Ceará e do Rio Grande do Norte que capturam lagosta no Piauí, utilizam métodos não permitidos e escoam a produção de forma clandestina. O grande número de embarcações que operam no litoral do Piauí, hoje mais 150, é que gera esta sobrepesca.

Sobrepesca é a atividade pesqueira acima dos limites que a natureza dispõe para se recompor. Defeso é um período de paralisação obrigatória da pesca de um recurso pesqueiro. No caso da lagosta, o período do defeso coincide com a época da reprodução (desova), justamente com o objetivo de protegê-la e dar sustentabilidade à atividade de pesca. "Se permanecer o ritmo e a forma de exploração da pesca, em pouco tempo, teremos dificuldade para obter a lagosta em nosso litoral, já se sente uma diminuição da oferta do produto", afirmou Gomes.

 
 

Fonte:Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Gustavo Rick)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.