PARAENSE RECEBE NOBEL DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2006

25/04/2006 - O brasileiro Tarcísio Feitosa da Silva, de 35 anos, recebeu nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (24), o Prêmio Goldman de Meio Ambiente, considerado o Nobel da área. Ligado à Comissão Pastoral da Terra e um dos líderes do Movimento pelo Desenvolvimento da Transamazônica e Xingu, Feitosa tem trilhado seu caminho em defesa dos direitos humanos, da proteção ambiental e da luta pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. "Ele faz uma interface importante entre o governo federal e os movimentos sociais daquela região. O prêmio é mais do que merecido. E, tenho certeza, revertirá em benefícios para a Amazônia", avaliou a secretária de Coordenação da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente, Muriel Saragoussi.

Feitosa, que já trabalhou como professor de matemática da rede pública no Pará, nasceu em Altamira. Sua atuação é marcante no Xingu e na Terra do Meio. Foi ele quem denunciou a extração ilegal de madeira que resultou na apreensão de 6 mil toras de mogno. Foi arrecadado 1,5 milhão de dólares com a venda da madeira extraída ilegalmente. Com o dinheiro, foi criado um fundo para financiar o desenvolvimento sustentável e a conservação das florestas tropicais.
O paraense também tem tido papel fundamental no processo de desenvolvimento do Plano BR163 Sustentável, que será lançado em breve na região. Mantém contato freqüente com vários ministérios, além de participar das discussões do Plano Plurianual (PPA). Os ganhadores desse prêmio são selecionados por um júri internacional, a partir de indicações confidenciais feitas por uma rede de organizações ambientais e personalidades de destaque na área. Outros dois brasileiros já receberam a honraria: a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o antropólogo Carlos Alberto Ricardo. O valor do Prêmio Goldman é de US$ 125 mil.

 
 

Fonte:Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Marluza Mattos)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.