PÓLO SUL DE FISCALIZAÇÃO INTEGRADA VAI ARTICULAR AÇÕES DO ESTADO E DA PREFEITURA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Abril de 2006

28/04/2006 - O Reservatório Guarapiranga responde, hoje, pelo abastecimento de água de aproximadamente 3,5 milhões de pessoas nas regiões Sul e Oeste da Capital e parte do Município de Taboão da Serra. Para reforçar o trabalho de preservação desse manancial, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado e a Prefeitura de São Paulo inauguraram, hoje (27/4), o Pólo Sul de Fiscalização Integrada para articular as ações dos vários órgãos estaduais e municipais para conter a expansão da ocupação irregular na região.

O Pólo de Fiscalização vai ocupar uma área cedida pela Subprefeitura de M'Boi Mirim, na Avenida Guarapiranga, 1.265, onde os técnicos do Departamento de Uso do Solo Metropolitano - DUSM, Departamento Estadual de Proteção dos Recursos Naturais - DEPRN e Polícia Militar Ambiental, vinculados à Secretaria do Meio Ambiente do Estado, junto com representantes da Prefeitura de São Paulo, vão planejar e desenvolver o trabalho de fiscalização das áreas de proteção de mananciais.
O secretário estadual do Meio Ambiente, professor José Goldemberg, disse estar otimista com a instalação do Pólo de Fiscalização, que vai promover a articulação de órgãos do Estado e do município. “O Estado, sozinho, não vai conseguir oferecer proteção adequada à represa, é preciso que as ações sejam descentralizadas, envolvendo também as subprefeituras”, disse. Na opinião de Goldemberg, o Pólo de Fiscalização vai cumprir um papel importante, porque vai promover o contato entre a população e o Poder Público.

Lacir Baldusco, subprefeito de M'Boi Mirim, disse que “as ações de fiscalização têm de ser imediatas para estancar o processo de expansão das ocupações irregulares no entorno da Represa do Guarapiranga”. Lembrou que o Pólo de Fiscalização, reunindo um grupo de técnicos de vários setores do Estado e da prefeitura, vai estabelecer critérios e ações efetivas para a preservação e recuperação desse manancial.

Segundo Celso Mazzotini Saes, representante da Secretaria do Meio Ambiente do Estado na coordenação do convênio, está prevista a criação de mais dois Pólos de Fiscalização na Zona Sul e um na Zona Norte. Segundo explicou, a criação do pólo vai permitir a fiscalização sistemática em áreas onde o problema da ocupação irregular é mais visível.

A solenidade de instalação do pólo contou ainda com as presenças dos subprefeitos da Capela do Socorro e do Butantã, respectivamente, Valdir Ferreira e Maurício Pinterich, capitão Júlio Parruca, comandante do1º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, Sidney Ramos, da Sabesp, Geraldo Gilson de Camargo, do Departamento de Uso do Solo Metropolitano, e outros.

Convênio

Para a instalação do pólo, foi assinado o Convênio de Fiscalização Integrada das Áreas de Proteção aos Mananciais Localizadas no Município de São Paulo, celebrado entre o Estado de São Paulo e o Município de São Paulo, no dia 29 de julho de 2005, envolvendo as secretarias estaduais do Meio Ambiente - SMA, de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento - SERHS, de Habitação - SH e de Segurança Pública - SSP e das secretarias municipais do Verde e do Meio Ambiente - SVMA, das Subprefeituras - SMSP, da Habitação - SEHAB e de Governo Municipal SGM.

O convênio tem a finalidade de promover o incremento das ações de fiscalização nas áreas de proteção dos mananciais localizadas no Município de São Paulo, para impedir o avanço da ocupação irregular nas bacias hidrográficas do Reservatório Guarapiranga, Reservatório Billings, Rios Capivari-Monos e dos corpos d'água integrantes dos mananciais da Serra da Cantareira. A área de abrangência do convênio na Zona Sul da Capital é a porção dos territórios das Subprefeituras da Capela de Socorro, Parelheiros, M'Boi Mirim, Campo Limpo e Cidade Ademar, inserida na Área de Proteção aos Mananciais.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Imagem: SEMA

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.