IBAMA FORTALECE POLÍCIA AMBIENTAL DA BAHIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

Salvador (02/05/2006) - Nem a chuva torrencial que insistiu em cair na grande parte da manhã de sexta-feira (28) sobre a Ilha de Itaparica, conseguiu impedir a realização da solenidade de inauguração do Posto de Operações da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) no município.

Realizada ao ar livre, com direito a banda de música e desfile de diversas companhias da PM - a exemplo da Polícia de Choque, a solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, como o superintendente do Ibama na Bahia, Julio Rocha, do prefeito de Itaparica, Cláudio Neves, do Coronel Muller, representante do Comando Geral da Polícia Militar e do comandante da Coppa, Tenente Coronel Natividade. O prédio, que a partir de hoje passa a ser ocupado pela guarnição da Coppa, funcionava até pouco tempo como posto avançado do Ibama na Ilha de Itaparica, implantado em 1994.

A transferência dessas instalações para a Companhia de Polícia Ambiental possibilitou, segundo o superintendente Julio Rocha, o fortalecimento e a “interiorização” das atividades da Coppa no estado, “pois este posto é o primeiro núcleo operacional dessa unidade militar ambiental fora da capital”. Por sua vez, ele ressaltou que as atividades logísticas do Ibama para o combate à pesca com bomba serão centralizadas no Escritório Regional de Santo Antonio de Jesus e no Núcleo de Ituberá.

A ocupação das instalações de Itaparica pela Coppa é resultado de entendimentos feitos com o Ibama através da realização da operação Carapeba, projeto que reúne representações de várias instituições: Exército, Ibama, CRA, Codeba, Petrobrás, Polícia Federal, entre outras, em torno do plano integrado de combate à pesca predatória com utilização de explosivos, popularmente conhecida como pesca com bomba, na Ilha de Itaparica, adjacências e na Baía do Iguape.

Iniciada em meados de dezembro passado, a operação Carapeba já surtiu efeitos favoráveis no combate à pesca com explosivos nas várias localidades da Ilha de Itaparica e no Recônvaco Baiano. Pelo menos cinco infratores já foram presos desde que se intensificou o trabalho de fiscalização conjunto entre os órgãos envolvidos na operação. O último deles, um bombista conhecido na Ilha de Itaparica pela alcunha de fifiu, apresenta uma particularidade: não possui mais as duas mãos, perdidas em ações com explosivos ao praticar a pesca predatória.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.