LEVANTAMENTO APONTA PRESENÇA DE 543 ESPÉCIES INVASORAS REPRESENTANDO RISCO AO PAÍS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

02/05/2006 - Brasília – Foram identificadas 543 espécies exóticas invasoras no Brasil como preocupantes para a economia e meio ambiente. A informação está em publicação disponibilizada hoje (2) na página do Ministério do Meio Ambiente na internet. A publicação também traz informações básicas relacionadas ao Informe Nacional sobre Espécies Exóticas Invasoras, do qual o dado resulta; ao 1º Simpósio Brasileiro sobre Espécies Exóticas Invasoras, realizado ano passado em Brasília; e à criação de uma Câmara Técnica Permanente sobre Espécies Exóticas Invasoras em fase de deliberação pela Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio).

Quanto ao informe nacional, realizado pelo Projeto de Conservação e Utilização Sustentável de Diversidade Biológica Brasileira (Probio), foram divulgados, de forma resumida, dois diagnósticos: um sobre as espécies exóticas invasoras atuais e potenciais que afetam sistemas terrestres, marinhos, de águas continentais, de produção no que se refere a pecuária, agricultura e silvicultura, bem como à saúde humana; e um outro sobre um levantamento da estrutura disponível no país para prevenção e controle dessas espécies.

Animais, plantas ou microorganismos são classificados como espécies exóticas invasoras quando, levados para outro ecossistema que não o de origem, podem se disseminar de forma desordenada e causar prejuízos à saúde humana e à economia, além de provocar transformações irreparáveis na fauna e na flora locais. Segundo Lídio Coradin, da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do ministério, o número de espécies pode aumentar ou diminuir dependendo do trabalho realizado para seu controle e das condições que elas encontram nos locais.

Ele explicou que ao longo de 2006 haverá uma publicação mais detalhada com os diagnósticos mais completos e informações sobre cada uma das espécies e dos problemas causados por elas. O material foi distribuído durante a 8ª Conferência da Convenção das Partes sobre Biodiversidade (COP-8) e agora está acessível no site www.mma.gov.br/invasoras.

"As espécies exóticas invasoras são consideradas a maior causa de perda de biodiversidade depois das alterações de hábitats", informou Coradin. De acordo com ele, uma espécie que pode ter importância econômica também pode comprometer a segurança do país, a partir da sua situação de se multiplicar rapidamente e invadir sistemas ecológicos. "Esse é um assunto preocupante em âmbito mundial, e no Brasil, pelas dimensões continentais que temos, sem dúvida, é um assunto muito sério."

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Patrícia Landim

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.