NAVIO DO GREENPEACE VOLTA A BELÉM

 

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2006

03.05.2006 - Belém (PA) -Navio do Greenpeace volta a Belém e é aberto à visitação pública
Exposição fotográfica mostra o trabalho da organização

O navio do Greenpeace Arctic Sunrise chega amanhã a Belém, no Pará, onde permanecerá até dia 07 de maio. No sábado, dia 06, será aberto à visitação pública gratuita. Além de conhecer as instalações do navio, as pessoas poderão visitar uma exposição fotográfica que retrata as belezas, as ameaças e o trabalho do Greenpeace na Amazônia. A expedição é parte da campanha global da organização pela proteção das florestas.

Belém é a primeira cidade da Amazônia a receber a embarcação este ano. O Arctic Sunrise está em expedição pela costa brasileira e, desde o dia 31 de março, já esteve em Porto Alegre (RS), Santos (SP), Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE). As prefeituras de todas estas cidades do litoral brasileiro assinaram o termo de compromisso com o programa Cidade Amiga da Amazônia. Criado pelo Greenpeace, o Cidade Amiga da Amazônia incentiva prefeituras a adotarem leis que evitem o consumo de madeira de origem criminosa e de desmatamento nas compras e licitações públicas. As prefeituras consomem grandes volumes de madeira em obras públicas, como escolas e postos de saúde, e podem tornar-se exemplos de consumo responsável. Estima-se que entre 60% e 80% da madeira produzida na Amazônia seja ilegal. “Esta expedição mostra que nosso trabalho vai muito além da denúncia”, afirma Paulo Adário, coordenador da campanha Amazônia do Greenpeace.

“Estamos apresentando propostas práticas de combate ao desmatamento. Acreditamos que apenas a ação urgente de todos os níveis de governo e da sociedade pode reverter a atual tendência de destruição do patrimônio amazônico”.

Nos últimos anos, o desmatamento na Amazônia tem sido impulsionado pela expansão descontrolada da fronteira agropecuária capitaneada pela soja, além da exploração ilegal e predatória de madeira. Apesar de suas boas iniciativas na área florestal, o governo Lula acumula o maior índice de desmatamento da história do País: desde o dia de sua posse, a Amazônia perdeu mais de 70 mil quilômetros quadrados de florestas.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.