CETESB ENGAJA O SETOR PRODUTIVO EM PROGRAMA DE REDUÇÃO DE SUBSTÂNCIAS TÓXICAS NA INDÚSTRIA


Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2006

11/05/2006 - Um programa, que envolve a CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP, deverá promover a redução do uso de cerca de 25 substâncias tóxicas em dez setores produtivos, reduzindo os impactos da atividade industrial no meio ambiente e na saúde pública.

Com essa finalidade, realizou-se hoje (11/5), na FIESP, a apresentação do Programa de Redução de Substâncias Tóxicas na Indústria Paulista com a presença da engenheira Ângela de Campos Machado, gerente do Departamento de Desenvolvimento, Tecnologia e Riscos Ambientais da CETESB, que estava acompanhada de Meron Petro Zajac, gerente da Divisão de Tecnologias Limpas e Qualidade Laboratorial, Flávio de Miranda Ribeiro, gerente do Setor de Tecnologias de Produção Mais Limpa, e Nilton Fornasari Filho, gerente do Departamento de Meio Ambiente da FIESP.
Estavam presentes, ainda, Tom Higgins e Stephen Engleman, respectivamente, vice-presidente e gerente de projetos da CH2M Hill, e Lucila Telles, da CH2M Hill do Brasil, empresa escolhida por uma comissão formada por funcionários da CETESB para implementar o programa e submetida a

processo licitatório conduzido pela Agência para o Comércio e Desenvolvimento do Estados Unidos - USTDA, que em agosto do ano passado assinou acordo destinando US$ 448 mil para o desenvolvimento de estudos, elaboração de projeto, busca de alternativas e assistência técnica para as indústrias.

O gerente de projetos da CH2M Hill fez uma apresentação das propostas do programa, apontando as tarefas a serem realizadas, incluindo a análise e estimativa de uso de produtos tóxicos industriais no Estado de São Paulo em dez setores produtivos, abrangendo um universo de, aproximadamente, 25 substâncias ou grupo de substâncias tóxicas. Estudo vai considerar, também, levantamentos realizados em programas similares nos Estados Unidos e outros países.

Essas ações permitirão a avaliação dos aspectos institucionais e legais no Estado e no país, para aferir as condições existentes para a implantação do programa, visando inclusive a adoção de incentivos econômicos, pois a substituição, mitigação ou supressão de substâncias tóxicas utilizadas no processo industrial deverão contribuir para amenizar os impactos sobre o meio ambiente e a saúde humana. Além disso, as propostas com essa finalidade deverão servir como base para as medidas de “produção mais limpa” a serem implementadas no interior das indústrias.

De acordo com a gerente do Departamento de Desenvolvimento, Tecnologia e Riscos Ambientais da CETESB, todas as áreas da companhia estão participando ativamente do projeto confiando que a parceria a ser firmada com a FIESP vai promover o estabelecimento de políticas públicas que permitirão a continuidade do programa. Segundo Ângela de Campos Machado, o produto final do projeto permitirá à CETESB "possuir uma ferramenta institucional, embasada em um sistema de informações ambientais integrado, para subsidiar o gerenciamento de políticas de redução de uso de substâncias tóxicas".

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Mário Senaga)
Foto: Pedro Calado

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.