ESTRATÉGIA AMBIENTAL NO MS

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Maio de 2006

Encontro discute curso de avaliação ambiental estratégica

08/05/2006 - Campo Grande (MS)- Começou nesta manhã o encontro dos professores que irão lecionar o curso de especialização de avaliação ambiental estratégica do Pantanal. A reunião vai discutir a consolidação da estrutura do método para o curso, além do detalhamento das disciplinas com elaboração dos conteúdos programáticos. O projeto é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, através do Programa Pantanal em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

O curso, que terá duração de 450 horas divididas em três módulos, com 35 vagas, sendo cinco para universidades, 10 para representantes de órgão federal, 10 para órgãos estaduais de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul responsáveis pelo planejamento, desenvolvimento e proteção ambiental da região, será lecionado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul por professores especializados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Brasília e Rio de Janeiro.

A avaliação ambiental estratégica é um processo composto por mecanismos que permitam garantir uma dinâmica entre os estágios de formulação e implementação, como por exemplo, a monitoramento de qualidade das águas, e a comparação de diferentes alternativas de políticas, planos, programas e projetos que permitam uma tomada de decisão mais acertada no que se refere às opções estrategicamente sustentáveis.

Para o secretário de Meio Ambiente, José Elias Moreira, o Pantanal será o grande beneficiado com o estudo de avaliação ambiental estratégica. “Com o pessoal capacitado, a elaboração das ações de conservação serão melhores estruturadas”, analisa José Elias.

A reunião para finalizar a estrutura do método do curso de especialização termina amanhã, e conta com a presença dos professores dos Estados participantes alem de representantes do Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Ciência e Tecnologia.

Parque das Nações tem novo horário de funcionamento

12/05/2006 - Campo Grande (MS)-A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos informa que a partir do dia 15 de maio, o Parque das Nações terá novo horário de funcionamento. Em razão da redução de custos imposta pelo governo do Estado, o Parque estará funcionando das 6 horas até às 19 horas.

O Parque possui 212 luminárias, porém desde 2004, 112 luminárias com 10 lâmpadas cada estão funcionando, a partir do dia 15 de maio, estará sendo desativado temporariamente parte dessa iluminação, possibilitando uma economia de 15% de energia elétrica.

Com uma área de 119 hectares, o Parque das Nações Indígenas soma, a maior parte de área aberta. Em conjunto com o Parque Estadual do Prosa e as matas remanescentes do Parque dos Poderes, forma uma extensa área verde com cerca de 300 hectares. Estruturado para oferecer diferentes opções de lazer saudável à família campo-grandense, a atividade predileta dos freqüentadores do local é caminhar pelos 4,1 mil metros de pistas, mas há quem prefira fazer um passeio de pedalinho pelo lago que ocupa 4,2 hectares de lâmina d’água.

José Elias recebe Moção de Congratulações de Dourados

10/05/2006 - Campo Grande (MS)- A Câmara Municipal de Dourados concedeu Moção Legislativa de Congratulações ao Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, engenheiro agrônomo José Elias Moreira. A homenagem ao ex-prefeito da cidade e ex-deputado federal por duas legislaturas foi acatada por unanimidade pelos vereadores no dia 03 de abril.

No documento enviado ao Secretário, a Câmara destaca “a competência de um administrador que tem uma grande folha de serviços prestados na cidade de Dourados e na política nacional está contribuindo de maneira brilhante com o Estado de Mato Grosso do Sul”.

“A Moção Legislativa é a forma com que a Câmara Municipal de Dourados encontrou para parabenizar ao Secretário José Elias Moreira por mais um desafio em sua vida política e profissional que, com absoluta certeza, será coroada de êxito”, destaca a presidente da Câmara, vereadora Margarida Maria Fontanella Gaigher.

A Moção foi assinada por todos os vereadores; Margarida Gaigher, Laudir Munaretto, Idenor Machado, Eduardo Marcondes, Cemar Arnal, Pedro Alves Ferreira, Paulo Henrique, Elias de Matos, Edson Lima, José Silvestre, José Carlos Cimatti e Sidlei Alves.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (Sohane Gomide)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.