INPA LANÇA PRIMEIRO GUIA DE SAPOS DA AMAZÔNIA CENTRAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

12/05/2006 - A publicação apresenta muitas fotos e informações fundamentais para que as pessoas passem a entender um pouco mais sobre o modo de vida desses animais

Popularizar os conhecimentos gerados pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e desmistificar a má fama dos sapos da região. Esses são alguns dos objetivos propostos pelos autores do “Guia de Sapos da Reserva Adolpho Ducke”, que será lançado hoje (12/05), às 20h, no Jardim Botânico Adolpho Ducke, em Manaus.

A obra levou um ano e meio para ser produzida e foi confeccionada com o mais alto padrão de qualidade de papel, o que permite aos leitores embarcarem numa verdadeira “viagem” ao universo dos sapos da Amazônia, contemplando a riqueza e beleza da fauna da região. As informações transmitidas são fruto de diversas expedições científicas realizadas há mais de 20 anos pelo Inpa na Reserva Ducke. Todo esse conteúdo passou por uma grande triagem e foi submetido a um processo árduo de simplificação da linguagem científica. As fotos tiradas de vários ângulos dos animais ajudarão as pessoas a conhecer e reconhecer as espécies ao depararem-se com elas no meio ambiente.

De acordo com Albertina Lima, uma das organizadoras da publicação e pesquisadora do Inpa, o lançamento do Guia simbolizará o momento da “distribuição gratuita” dos exemplares para um público seleto de pessoas, formado por estudantes de todos os níveis, comunitários da Reserva Ducke, profissionais de turismo e biologia, entre outros.

“Essa primeira tiragem de livros será unicamente para doação. No ato do lançamento e mediante apresentação de convite serão distribuídos 200 exemplares para grupos estratégicos de pessoas, que irão utilizar a obra para fins educacionais. Por meio do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), estaremos distribuindo os livros em Universidades e as escolas públicas”, explica Lima, ressaltando que a intenção é popularizar informações sobre os sapos, fazendo com que a classe média e baixa do Amazonas tenha acesso à obra.

A proposta da comissão organizadora do Guia é pioneira e prima pelo fomento à educação ambiental, devendo esta iniciar-se nas escolas, atingindo as novas gerações. Explicar a importância dos sapos e de muitos outros animais para o equilíbrio do ecossistema amazônico é fundamental para que as crianças percebam a necessidade de se preservar as espécies. E o Guia surge com o propósito de deixar essa tarefa mais prazerosa e fácil.

“As crianças e até mesmo muitos adultos têm medo ou nojo dos sapos, sem nenhum motivo, simplesmente por que não entendem como eles vivem. Também existem aqueles que têm curiosidade em saber mais a respeito de algumas espécies exóticas, querem saber seus nomes e onde vivem. Essa será a função do Guia: levar informações objetivas e fundamentais para todos os públicos”, ratifica a pesquisadora.

Esse é o primeiro Guia de Sapos da Amazônia Central. Estão previstas novas tiragens da obra destinadas à venda, e também o lançamento de um CD, associado ao livro, com os sons dos sapos em seus habitat. Escolas e universidades serão, novamente, os grandes beneficiados com as produções.

 
 

Fonte: Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Grace Soares/INPA)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.