MMA LANÇA MAPEAMENTO DE PARENTES SILVESTRES DAS ESPÉCIES DE PLANTAS CULTIVADAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

10/05/2006 - O Ministério do Meio Ambiente vai disponibilizar na internet a íntegra da publicação "Parentes Silvestres das Espécies de Plantas Cultivadas", lançada em março, durante a 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, em Curitiba. O material, que estará no site www.mma.gov.br a partir do dia 15, apresenta um mapeamento dos parentes de sete das principais plantas cultivadas no Brasil. Essa é a primeira publicação de uma série que o ministério planeja publicar.

As culturas do algodão, do amendoim, do arroz, da abóbora, da mandioca, do milho e da pupunha foram desenvolvidas a partir de espécies silvestres que nasceram na natureza. É a partir delas que são selecionadas as plantas cultivadas. Chamadas de parentes silvestres, essas espécies constituem um importante patrimônio, já que desenvolveram resistência para sobreviver à seleção natural.

É justamente em função dessa resistência que ganham destaque. Os pesquisadores recorrem aos parentes silvestres para encontrar soluções para pragas ou doenças que afetam as plantas cultivadas.
A publicação também destaca a importância das espécies crioulas, aquelas que resultam da seleção natural e do manejo de comunidades tradicionais. O processo de cultivo das espécies crioulas garantiu a elas especificidades genéticas capazes de transformá-las em relevante fonte de pesquisa.

Os parentes silvestres das plantas cultivadas e suas variedades crioulas constituem os recursos biológicos, cuja conservação e uso sustentável é compromisso assumido por países como o Brasil, que assinaram a Convenção sobre Diversidade Biológica. A destruição dos ambientes naturais e a introdução de espécies exóticas invasoras, que contaminam as espécies silvestres, correspondem, portanto, a um obstáculo importante na preservação desse patrimônio.

A preservação dos parentes silvestres e espécies crioulas é complexa no Brasil, segundo a publicação. Atividades econômicas brasileiras depende de espécies exóticas. É o caso da cana-de-açúcar da Nova Guiné, do café da Etiópia, do arroz das Filipinas, entre outras. Criação de programas de pesquisa e estímulos para a geração de conhecimento são duas medidas apontadas como forma de conter a degradação sobre os recursos biológicos do país.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Marluza Mattos)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.