BRASIL PODERÁ “PLANTAR ÓLEO DIESEL”, DIZ DIRETOR DA PETROBRAS AO ANUNCIAR NOVA TECNOLOGIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2006

19/05/2006 - Rio – A Petrobras anunciou hoje (19) o desenvolvimento de uma nova tecnologia pioneira no mundo para a produção de óleo diesel vegetal, obtido a partir de sementes como a do óleo de soja, da mamona e da palma. O novo óleo será adicional inicialmente em um percentual de 10% ao óleo diesel vegetal, reduzindo a dependência brasileira ao diesel mineral importado em até 250 mil metros cúbicos por dia.

A informação foi dada pelo diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa, em entrevista coletiva. Segundo Costa, o H-Biodiesel já vem sendo testado na refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, Minas Gerais e consiste na utilização do óleo vegetal como insumo para a obtenção de óleo diesel – através da hidrogenação de uma mistura dos do óleo vegetal e corrente de petróleo.

Incluído em um pacote de medidas anunciadas ontem em Brasília pelo governo federal com a finalidade de reduzir a dependência brasileira na área energética a partir da crise com a Bolívia, o H-Bio dá ao Brasil, nas palavras do diretor Roberto Costa, condições de "plantar diesel".

Paulo Roberto Costa afirmou, ainda, que o H-Bio não é um combustível que venha a concorrer com o biodiesel, uma vez que eles se complementarão na cadeia logística de distribuição de derivados no país. "Os dois programas (o do biodiesel e o do H-Biodiesel) são complementares, porque possuímos rotas tecnológicas, áreas geográficas e logísticas de distribuição diferentes. O país vai continuar com o programa do biodiesel e a Petrobras está entrando agora no projeto do H-Biodiesel".

O diretor de Abastecimento da Petrobras informou que em uma primeira etapa a empresa pretende, já a partir de 2007, adicionar 10% do óleo vegetal no óleo diesel em três das 11 refinarias da companhia. Além da Regap, também estarão inseridas no projeto a Repar, no Paraná, e a Refap, no Rio Grande do Sul.

Brasil pode ser "potência energética", afirma Lula

19/05/2006 - Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como "uma revolução energética no mundo" o novo tipo de óleo diesel que a Petrobras produzirá a partir do ano que vem. O produto, anunciado ontem (18) pelo governo, mistura óleo vegetal durante a fabricação do diesel, resultando em um óleo menos poluente. O biocombustível recebeu o nome de H-biodiesel.

"No século 21, o Brasil será a maior potência energética do planeta sem precisar usar energia nuclear", afirmou hoje (19) em Natal (RN). Segundo Lula, os países desenvolvidos terão de aprender com o Brasil a produzir biocombustíveis. "Em se tratando de energia, eles (nações desenvolvidas) agora terão de perguntar para nós como fazer essas coisas bem feitas".

Em Natal, o presidente vistoriou obras da ponte Forte-Redinha, sobre o rio Potengi, que ligará os litorais norte e sul do estado. Depois de pronta, melhorará o tráfego de veículos na capital e deverá gerar aproximadamente 90 mil empregos diretos e indiretos.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Nielmar de Oliveira e Carolina Pimentel

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.