NOVOS VAZAMENTOS EM REATORES NA FRANÇA E NO JAPÃO MOSTRAM O PERIGO DA ENERGIA NUCLEAR

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2006

24-05-2006 - São Paulo - Relatório do Greenpeace revela radioatividade na França sete vezes maior que os limites europeus de segurança. Japão tem reator fechado há sete dias pelo terceiro vazamento. No Brasil, Angra 1 não está gerando energia

O lixo radioativo de um depósito na Normandia, na França, está vazando para a água subterrânea, de acordo com relatório publicado nesta semana pelo laboratório francês Acro. A água contaminada nas instalações da CSM (Centre de Stockage de la Manche) vai para aqüíferos subterrâneos usados pelos fazendeiros para saciar o gado. A contaminação já chega a níveis alarmantes: na região onde o gado está presente, supera em mais de sete vezes o limite europeu de segurança; nas áreas agricultáveis próximas aos depósitos os níveis de radioatividade na água subterrânea estão, em média, 90 vezes acima do limite de segurança. Cientistas do laboratório Acro, juntamente com o Greenpeace, estão conduzindo uma pesquisa da contaminação por vazamento de níveis baixo e intermediário nas instalações.

A descoberta vem dias depois de revelado que um novo reator nuclear planejado pela Electricité de France (EDF) é incapaz de resistir a impactos de aeronaves comerciais. A contaminação ambiental pelo lixo radioativo na Normandia foi causado por reatores operados pela EDF e clientes estrangeiros da empresa de reprocessamento Areva. O Greenpeace alerta que a crise do lixo na França não está sendo conduzida com seriedade pelo governo.

JAPÃO

No Japão, a usina de reprocessamento de Rokkasho teve, em 17 de maio, seu terceiro vazamento, o que forçou a interrupção das atividades pelos últimos sete dias. O processo de purificação de plutônio teve de ser interrompido para cessar o vazamento e, pelo menos até o quinto dia de parada, a fonte do vazamento ainda não havia sido encontrada. Cerca de 7 litros de líquido radioativo com 140 gramas de urânio foram liberados.

BRASIL

No Brasil, a usina Angra 1 está parada pela terceira vez neste ano. A geração de energia foi interrompida às 23 horas do dia 12 de maio para reabastecimento de combustível. Mais de 1000 homens tiveram de ser contratados para a tarefa de substituir um terço do combustível da usina e realizar novamente serviços de manutenção. A previsão da Eletronuclear é de 50 dias para Angra 1 retornar às atividades.

“Os problemas da energia nuclear são demonstrados a todo o tempo no Brasil e no mundo. Vazamentos de radiação, interrupções na geração de energia e diversos tipos de incidentes são muito comuns, o que comprova que essa fonte de energia é perigosa e suja, além de cara e ineficiente”, afirmou Guilherme Leonardi, coordenador da Campanha Antinuclear do Greenpeace Brasil. “Os ocorridos na França, no Japão e em Angra 1 demonstram que o Brasil deve investir em energias limpas e seguras, como a solar e a eólica, em vez de desperdiçar dinheiro público com a problemática e ultrapassada energia nuclear”, completou.

 
 

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.